Arapiraca

"Cidadania para todos" leva ações sociais para a comunidade do Manoel Teles

Evento idealizado por ONG em parceria com instituições promove serviços sociais, de saúde e palestras para a comunidade

Por 7 Segundos 19/06/2019 12h12
'Cidadania para todos' leva ações sociais para a comunidade do Manoel Teles
Até o final da manhã, mais de 130 pessoas foram atendidas - Foto: João Henrique/7Segundos

Até as 14h, o evento "Cidadania para todos" promove uma série de serviços para os moradores no bairro Manoel Teles. A ação, organizada pela ONG Manoel Teles Solidário, em parceria com instituições, acontece na escola Jesus Redentor e, até o final da manhã já havia atendido mais de cem pessoas.

"A ação está sendo um sucesso, mais até do que a gente imaginava. As pessoas ouviram o chamado e estamos fazendo nosso trabalho de inclusão - essa palavra bonita, bem diferente da realidade que a comunidade vive, de exclusão. Com as parcerias que conseguimos, estamos levando inclusão e cidadania para essas pessoas" , afirmou Edneusa Gadi, diretora presidente da ONG.

Uma das parceiras da ação social é a Defensoria Pública, que levou o trailer do Expresso da Cidadania para a frente da escola, oferecendo uma série de serviços como orientaçãp jurídica, triagem para o ingresso de ações de divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, entre outros. De acordo com o defensor público, Marcos Freire, o objetivo é ampliar as ações do projeto para outros bairros de Arapiraca.

"Todos os serviços de assistência jurídica que são prestados na sede, estendemos hoje para os moradores do Manoel Teles, aproximando a comunidade da Defensoria Pública. A nossa intenção é de, uma vez por mês, levar esses serviços para um dos bairros de Arapiraca. O projeto Expresso da Cidadania foi criado em 2014, para atender os municípios que não tinham defensor público, mas hoje tem servido também para atender as comunidades mesmo nas cidades onde tem Defensoria", declarou.

Além das ações da instituição, também estão disponíveis no evento agendamento e atendimento para o programa Bolsa Família, palestras e atendimentos festos pelos Centros de Assistência Social e Conselho Tutelar, palestras sobre trabalho infantil, prevenção ao suicídio, dengue, prevenção da gravidez na adolescência, importância para a doação de medula óssea, evasão escolar, atividades físicas para pessoas com deficiência e primeiro emprego. O Ceproal e o Centro de Testagem estão levando serviços de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia e de HIV.