Saúde

Dia Mundial do Doador de Sangue: Arapiraca está com estoque baixo de sangue negativo

Hemoal do Agreste possui 170 bolsas de sangue

Por 7Segundos 14/06/2019 18h06
Dia Mundial do Doador de Sangue: Arapiraca está com estoque baixo de sangue negativo
Arapiraca está com estoque baixo de sangue negativo - Foto: Assessoria

Com a chegada dos festejos juninos, a quantidade de queimaduras por fogos de artifício e de acidentes em geral durante os feriados aumenta. Os hospitais precisam do estoque de sangue, e Hemocentro de Alagoas (Hemoal) necessita de doções.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta-feira (14). Os últimos cinco dias foram dedicados a capitar novos doadores, porém, Arapiraca ainda está com estoque baixo de sangue negativo.

O Hemoal do Agreste possui 170 bolsas de sangue, e recebeu 246 doações no período de 10 a 14 de junho - Semana Mundial do Doador de Sangue.

O Hemoal espera formar um estoque estratégico para atender as possíveis vítimas de queimaduras com fogos de artifício, acidentes automobilísticos e os feridos por arma branca e de fogo durante os feriados de Corpus Christi (20/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06).

De acordo com o órgão, ao longo do mês de junho, o número de transfusões triplica, de acordo com dados das duas maiores emergências públicas alagoanas: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.