Geral

Por que a sua empresa deve oferecer o vale-combustível para os funcionários

Veja por que a sua empresa deve oferecer o vale-combustível

Por Assessoria 13/06/2019 17h05
Por que a sua empresa deve oferecer o vale-combustível para os funcionários
Veja por que a sua empresa deve oferecer o vale-combustível - Foto: Divulgação

Levando em consideração as novas formas de locomoção que as pessoas têm encontrado, a gestão de benefícios das empresas têm buscado novas formas de fazer o controle de vale transporte. Veja por que a sua empresa deve oferecer o vale-combustível para os funcionários.

Como funciona o benefício-vale transporte

É preciso compreender que o vale transporte é um direito garantido por lei a todos os trabalhadores formais, seja do âmbito urbano, rural, doméstico e temporário, e também de atletas profissionais (de acordo com  artigo 1° do decreto 95.247/1987).

Já o vale combustível é compreendido por lei como um incentivo extra pois ainda que se trate do deslocamento do colaborador, eles não têm a mesma equivalência, segundo o  artigo 1º da lei 7.418/85.

Tendo isso em mente é preciso entender que parar ofertar esse benefício para o funcionário é preciso que, primeiramente, ele assine um termo abrindo mão do direito de vale-transporte, para que então a empresa dê entrada no vale-combustível.

Ele funciona de forma "indenizatória", e que por conta disso não poderá haver o desconto da taxa de 6%, sendo assim, essa quantia deve ser integrada ao salário do funcionário além de estar sujeito aos descontos do INSS e FGTS.

A importância da gestão de benefícios

Além de garantir a comodidade de deslocamento, esse benefício pode trazer mais satisfação para os seus colaboradores, bem como atrair mais talentos para a sua empresa por conta dos benefícios que são ofertados.

Considerando que essas “regalias” são pontos positivos considerados por um candidato na hora de definir se aceitará ou não a proposta da empresa, ou até mesmo se vale a pena se candidatar para a vaga disponível.

Levando isso em consideração, além de ofertar o vale combustível, você pode começar a analisar meios de fazer uma gestão inteligente para reduzir custos sem deixar de lado os benefícios a oferecer para eles.

Como por exemplo o vale alimentação que pode ser oferecido por meio de um cartão alimentação e ticket alimentação.

Dessa forma o seu funcionário conseguirá investir compra de produtos vendidos em supermercados sem que haja a necessidade de se locomover constantemente para realizar as refeições em restaurantes.

Já o vale refeição facilita o gasto em alimentação prontas, pois ele gasta um valor que é depositado no cartão refeição.

O vale presente é uma boa maneira de você reconhecer os esforços dos seus colaboradores, seja em uma data especial como o aniversário, como em outras ocasiões (festas de final de ano, premiações, sorteios e afins).