Geral

Qual a função da niveladora de doca?

Confira os motivos para usar niveladoras de docas

Por Assessoria 13/06/2019 17h05
Qual a função da niveladora de doca?
Confira os motivos para usar niveladoras de docas - Foto: Reprodução

As niveladoras de doca, mais conhecidas como niveladora eletrohidráulica são utilizadas durante o processo de carga e descarga de mercadorias. Elas servem como pontes entre o piso dos veículo e a doca, e atuam, portanto, como uma estrutura compensadora de altura para trabalho com carrinhos e  empilhadeiras em docas.

Motivos para usar niveladoras de docas
Com o uso das plataformas niveladoras de docas você diminui o risco de quebra de produtos durante o transporte e também reduz o risco de acidentes com colaboradores. Com essas plataformas de elevação o processo de carga e descarga fica mais rápido e ganha até 50% a mais de produtividade com muito mais  segurança.

Niveladora de doca eletrohidráulica

Os niveladores eletrohidráulicos de doca ficam incorporados ao piso - o que faz com que o espaço da doca seja muito melhor aproveitado. A vantagem deste tipo de niveladora é que com ela, os funcionários não ficam sujeitos a problemas de ergonomia, uma vez que elas são acionadas por meio de um botão fixado na parede.

O cilindro eleva a plataforma eletrohidráulica e abre a pestana, em seguida a estrutura realiza o movimento de descida suavemente até encontrar a carroceria do veículo.

A plataforma possui piso não derrapante que dá maior segurança no transporte de mercadorias. Um bom nivelador de doca suporta cargas de até 6 toneladas, mas algumas empresas permitem  a personalização com capacidades de dimensão e cargas conforme necessidade.

As laterais das plataformas de elevação possuem anteparos de segurança que limitam a posição dos pés do funcionários - evitando acidentes durante movimentos de subida ou de recolhimento das niveladoras ao chão.

As válvulas anti-quedas impedem que a plataforma desça caso o caminhão saia antes do recolhimento da niveladora. As barras de manutenção também oferecem  segurança redobrada caso seja necessário realizar a manutenção ou limpeza embaixo da plataforma.


Em áreas refrigeradas, em que há necessidade de controle de temperatura é possível adquirir separadamente o kit de vedação,  que evita a passagem de luz e perda de temperaturas.

Niveladora de Doca Manual
A niveladora de doca manual também é muito utilizada em docas. Este modelo é acionado por meio de uma alavanca manual que eleva a pestana articulada da plataforma e a acomoda na parte traseira do caminhão.

Esse modelo vem perdendo espaço no mercado, justamente pela facilidade e segurança redobrada que as niveladoras de doca eletrohidráulicas oferecem.

Para  niveladora hidráulica ou eletrohidráulicas a melhor opção é procurar por uma empresa confiável e que seja experiente  no mercado. Dessa forma você evita problemas operacionais  e leva mais segurança e eficiência para o departamento de logística.