Geral

6 Dicas para diminuir a carga tributária de sua empresa

Faça seu planejamento Tributário

Por Assessoria 13/06/2019 17h05
6 Dicas para diminuir a carga tributária de sua empresa
6 Dicas para diminuir a carga tributária de sua empresa - Foto: Shutterstock

Com algumas dicas é perfeitamente possível reduzir a tributação de uma empresa sem ferir a legislação e o Direito Tributário. A alta carga tributária é um dos principais entraves das empresas brasileiras, mas com uma análise inteligente dentro da legalidade, você reduz custos sem sonegações. Saiba mais.

Planejamento Tributário


Antes de tudo, para reduzir a tributação de uma empresa é necessário fazer um planejamento para compreender o financeiro da empresa. Tenha em mente qual a expectativa de receita, faturamento total, despesas com pessoal etc. Com um fluxo de caixa organizado e análise de indicadores financeiros é possível otimizar as decisões de maneira assertiva.

Incentivos Fiscais


O governo oferece alguns programas de incentivos fiscais nos quais as empresas  contribuem para o desenvolvimento cultural, tecnológico, entre outras melhorias para um região e em troca têm isenção em alguns tributos.

Os benefícios também podem tratar sobre a recuperação tributária com crédito de  ICMS, ISS, PIS/COFIN, entre outros. Solicite a ajuda de um advogado tributarista em salvador para consultar em qual incentivo fiscal sua empresa se enquadra.

 

Regime Tributário

Uma das principais ações para diminuir a quantia de impostos pagos é reavaliar o enquadramento da empresa. No Brasil, as empresas se encaixam em três tipos diferentes de regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Nem sempre o regime mais simples é mais vantajoso. Faça uma análise minuciosa  sobre o seu negócio e as especificações dos regimes tributários para saber qual compensa mais.


Terceirização de atividades


Avalie quais atividades precisam ser desenvolvidas dentro da empresa e terceirize funções. Isso reduzirá a folha de pagamento e consequentemente as tributações.

A terceirização também oferece redução de custos com compra de ativos, ferramentas tecnológicas e gastos com pessoal.

 

Evite Atrasos
Organize-se para que não aconteçam atrasos em relação ao pagamento de impostos, pois é possível que essa atitude seja considerada como uma negligência, e  como consequência caracterize-se sonegação fiscal e a necessidade de contratação de um escritório de advocacia tributário.

Revisão fiscal

A revisão fiscal faz um levantamento de valores a pagar ou receber. Trata-se de uma revisão apurada de tudo que já foi pago com o propósito de esta auditoria sirva como fonte de identificação de possíveis erros ou valores a maior pagos.

Se você quer reduzir a carga tributária de sua empresa, entre em contato com um
escritório de advocacia tributário em Salvador e solicite um advogado direito tributário para trabalhar como consultivo tributário ou contencioso tributário.