Geral

Banho por imersão em gestantes; pode sim!

Benefícios do Banho por Imersão para Gestantes

Por Assessoria 13/06/2019 16h04
Banho por imersão em gestantes; pode sim!
Banho por imersão em gestantes; pode sim! - Foto: Divulgação

O banho com banheiras de hidromassagem promove muitos benefícios para homens e mulheres. Estudos científicos de manejo da dor de parturientes por meio de métodos não farmacológicos, ou seja, que não utilizem substâncias químicas, já evidenciam que o banho por imersão durante o período de dilatação, no trabalho de parto reduz o uso de analgésicos e da dor.

De todo modo, o que se sabe até hoje é que a utilização de banheira de hidro com água quente por gestantes não é recomendada, mas que o banho por imersão em água de temperatura controlada não está proibido para as grávidas,  e pelo contrário, pode ser benéfico para o bebê e para a mamãe.

O banho de hidromassagem não pode ser realizado com água muito quente porque naturalmente as grávidas possuem tendência à hipotensão (pressão baixa); uma vez que a água quente tende a ocasionar vasodilatação há riscos de aborto e defeitos congênitos no bebê.

A água do banho não precisa ser gelada, mas é importante que a temperatura corporal da gestante não ultrapasse 38ºC. Certifique-se de que a água da banheira esteja morna com o uso de um termômetro. Se a gestante estiver suando dentro da água e com a pele vermelha pode ser sinal que a temperatura não esteja adequada.
 

Como em qualquer fase da vida, um banho por imersão é muito prazeroso e relaxante. Nesta época da vida em especial, o bem-estar deve estar em primeiro lugar. Mesmo um banho por imersão em uma banheira simples é capaz de revigorar energias e amenizar o cansaço. A água morna relaxa os músculos elimina os pontos de tensão

Um casal que espera por um bebê não deve deixar a sexualidade de lado. Aliar o banho por imersão em uma banheira dupla sem dúvidas vai reconectar gestante e parceiro neste momento tão especial.

Pesquisadores estão fazendo estudos que revelam que o banho por imersão aumenta o líquido amniótico nas gestantes.  Apesar de ainda não existirem tantas conclusões a respeito disso, a submersão faria com  que os fluidos corporais se movimentassem do espaço intersticial para o intravascular, aumentando portanto o líquido amniótico.

Além dos benefícios que o  banho por imersão podem proporcionar às mulheres durante a gestão, muitas delas estão optando pelo parto na água. Com água aquecida em torno de 36ºC e 37ºC, o bebê chega ao mundo envolvido em uma temperatura agradável e um processo muito natural. Depois de nascer, o bebê respira por cerca de 20 segundos  através do cordão umbilical e por isso o parto em  banheiras spas são considerados seguros.
 

Se você já possui uma banheira de hidromassagem recomendamos a instalação de um controlador. Esse acessório pode ser encontrado em lojas de banheiras e possui um painel digital que mostra a temperatura da água e realiza o controle de todos os acessórios de uma banheira, inclusive cromoterapia.