Educação

"É um fato muito grave", diz Conselho Tutelar sobre criança trancada em sala de aula

Após apurações, caso será encaminhado ao Ministério Público Estadual

Por 7 Segundos 12/06/2019 11h11
'É um fato muito grave', diz Conselho Tutelar sobre criança trancada em sala de aula
Criança de quatro anos ficou presa dentro da escola, em São Sebastião - Foto: Cortesia

O Conselho Tutelar de São Sebastião está acompanhando o caso da criança de quatro anos que foi trancada dentro da escola Maria Edelvita, no povoado Belisca Pau, na tarde de segunda-feira (12). De acordo com o conselheiro Givaldo dos Santos, após a apuração das circunstâncias do fato, um relatório será encaminhado para o Ministério Público Estadual.

"É um fato muito grave, independente das circunstâncias que aconteceu. Os professores, direção e demais funcionários são responsáveis pela segurança dos alunos. Aquela criança correu o risco de se machucar se tentasse sair sozinha da escola e possivelmente pode ter ficaco com trauma", afirmou Givaldo dos Santos.

Segundo ele, a situação chegou ao conhecimento do Conselho Tutelar por volta das 19h de segunda e que os conselheiros de plantão foram imediatamente à comunidade rural e conversaram com os pais da criança. Nesta terça, de acordo com ele, os conselheiros que acompanham o caso irão se reunir com a direção da escola. 

Em vídeo, a mãe da criança faz um relato desesperado de como sua filha foi trancada sozinha dentro da escola. Ela conta que faltavam alguns minutos para o término do horário de aulas, mas quando chegou à escola, o portão estava trancado com cadeado e a criança chorava muito do lado de dentro. A mulher diz que a criança relatou que estava guardando seus pertences quando a professora saiu da sala de aula. Quando terminou, percebeu que havia sido deixada sozinha dentro da escola.

"Professor e diretor tem que ter responsabilidade", afirma a mãe em vídeo, que em um momendo de desespero também diz: "eles tratam os filhos dos outros cromo cachorro".

A prefeitura de São Sebastião encaminhou nota sobre o assunto, que pode ser lida na imagem abaixo: