Política

Rogério Teófilo fica irritado com fala do governador sobre a AL-220

Durante lançamento do São João 2019, prefeito alega que governador pode estar mal informado

Por 7 Segundos 10/06/2019 17h05
Rogério Teófilo fica irritado com fala do governador sobre a AL-220
Rogério Teófilo durante abertura do Aravantu 2019 - Foto: João Henrique/7Segundos

O prefeito Rogério Teófilo (PSDB) afirmou, na manhã desta segunda (10), que Renan Calheiros Filho (MDB) estava "mal informado" ao se referir à obra de iluminação pública do trecho urbano da AL-220 em Arapiraca, classificada como "jogo de empurra" pelo governador. 

"O governador estava mal informado quando falou da energia [a iluminação do trecho da rodovia], que a prefeitura está fazendo hoje. Falta material que não foi entregue ainda. Acho que a informação dada a ele fez com que o governador não falasse a verdade na sexta", afirmou Teófilo em entrevista ao Portal 7 Segundos durante lançamento oficial dos festejos juninos em Arapiraca. De acordo com o prefeito, o Estado não teria enviado postes e lâmpadas mas, mesmo assim, teria encaminhado um ofício ao MP no dia 5 informando que daria início à execução da obra.

A declaração foi uma resposta à declaração de Renan Filho, no dia 7, quando ele disse que havia autorizado o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para executar a obra de implantação da iluminação pública no trecho urbano da rodovia AL-220. O governador fez referência a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público, em cuja sentença, o juiz Giovanni Jatubá estabeleceu que o Estado era responsável por custear e entregar o material necessário para a obra, que seria executada pelo município. O prazo da decisão não foi cumprido e o juiz concedeu mais tempo para a obra ser executada

"A prefeitura de Arapiraca não está fazendo as coisas direito e depois fica dizendo que o Estado que não faz. Esse jogo de empurra não faz meu estilo e acabou", disse o governador. Até aquele momento ninguém tinha conhecimento de que o município iniciaria as obras nesta segunda-feira (10). A informação só passou a ser conhecida no sábado (8), depois dessa declaração do governador repercutir nos meios de comunicação.

Ainda sobre Renan Filho, Rogério Teófilo afirmou que o governador não teria cumprido promessa de pavimentação prometida aos moradores da comunidade Cangandu e disse que a obra foi executada por ele, com emenda do deputado Paulão (PT). Mas também tentou amenizar as críticas. "Tudo que o governador fizer por Arapiraca, eu agradeço", retrucou.

Na solenidade, em que foram anunciadas as atrações musicais do Aravantu, que acontece no Vale da Perucaba, Rogério Teófilo evitou a polêmica sobre os critérios para os arraiais comunitários. No sábado (8), um dos organizadores do arraial do Vale da Perucaba denunciou que o projeto apresentado pela comunidade não foi aprovado em "retaliação" por reclamações feitas no ano passado devido o atraso nos repasses municipais. O prefeito respondeu dizendo que "não há perseguição" em seu governo e que as comunidades que cumpriram os requisitos do edital foram contempladas.

O prefeito falou ainda sobre o cemitério da comunidade de Bananeira, cuja situação de superlotação foi motivo de reportagens do 7Segundos, a última delas no início de junho. Teófilo tratou o caso como "confusão" e alegou que a ampliação do cemitério foi iniciada. "Veja a confusão do cemitério da Bananeira. Tive que comprar o terreno e pagar, houve processo licitatório, tivemos que buscar a aprovação do IMA e a obra está sendo feita. Tenho fotos da obra", alegou.