Saúde

Samu apoia simulação de socorro à vítimas de acidente em Arapiraca

As atividades começaram no ano passado e a primeira turma de estudantes concluiu todos os módulos nesta sexta-feira.

Por ASCOM SESAU 07/06/2019 18h06
Samu apoia simulação de socorro à vítimas de acidente em Arapiraca
Os estudantes fazem parte do projeto de extensão do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Capital do Agreste, denominado “Preparando Jovens Socorristas na Escola Pública de Arapiraca”. - Foto: Davi Salsa/ASCOM SESAU

Dezesseis alunos da Escola Municipal Monsenhor José Soares fizeram uma demonstração de várias técnicas de salvamento e primeiros socorros com o apoio da Central Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação aconteceu, nesta sexta-feira (7), na Praça Luiz Pereira Lima, no centro da capital do Agreste.

Os estudantes fazem parte do projeto de extensão do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Capital do Agreste, denominado “Preparando Jovens Socorristas na Escola Pública de Arapiraca”. As atividades começaram no ano passado e a primeira turma de estudantes concluiu todos os módulos nesta sexta-feira.

O projeto-piloto é coordenado pela professora-doutora do curso de Enfermagem do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Karol Fireman de Farias, e pela professora-mestra Patrícia de Paula Alves Costa da Silva.

Segundo revela o coordenador da Central Arapiraca do Samu, enfermeiro Diego Albuquerque, o órgão cedeu equipamentos, pessoal técnico e uma viatura exclusiva para o projeto, que também conta com o apoio da empresa Tropa do Trauma e a participação de professores, colaboradores e alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina do campus da Ufal.

“São muito importante iniciativas como essa, para que as pessoas sigam as orientações dos profissionais de saúde e conheçam melhor as técnicas de primeiros-socorros”, salientou Diego Albuquerque.

Ele citou como exemplo um caso ocorrido, esta semana, no Ceará, onde um garotinho de sete anos, que participou de projeto semelhante e salvou a vida de um primo, ao retirar da garganta do outro menino uma espinha de peixe.

“Esse aprendizado deve ser intensificado nas escolas, desde cedo com as crianças, para que mais pessoas possam multiplicar os conhecimentos e ajudar médicos e enfermeiros continuar salvando vidas”, acrescentou.
Por sua vez, a estudante de Enfermagem Tâmara Oliveira disse que o projeto “Jovens Socorristas” é formado por estudantes do 7º ano 9º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 12 e 16 anos.

Eles foram selecionados de acordo com o critério das maiores notas em sala de aula. Durante a simulação em praça pública, os alunos demonstraram técnicas de salvamento que aprenderam no decorrer do curso, bem como a comunicação correta das pessoas no contato com os serviços de emergência.

A jovem socorrista Alexia Bianca, de 13 anos de idade, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Monsenhor José Soares, disse que o projeto foi muito importante para ampliar os seus conhecimentos. “Aprendemos técnicas de massagem cardíaca, respiração boca a boca, assistência a vítimas de acidentes, quedas, desmaios e até queimaduras, em caso de necessidade para aplicarmos dentro da escola e em nossas comunidades”, declarou a jovem socorrista.