Agreste

Vereadores aprovam aumento de 8% para servidores da Câmara Municipal de Arapiraca

Presidente acredita que em Alagoas, a CMA. é a única a conceder este percentual de reajuste

Por Assessoria 07/06/2019 06h06
Vereadores aprovam aumento de 8% para servidores da Câmara Municipal de Arapiraca
Vereadores aprovam aumento de 8% para servidores da Câmara Municipal de Arapiraca - Foto: Assessoria

Com a presença dos representantes da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Arapiraca (ASCAMA), representado pelo presidente André Luis e demais integrantes da diretoria, a Câmara Municipal de Arapiraca, realizou sua sessão ordinária na noite desta quinta-feira (6), aprovando importantes projetos, entre eles, o que concede reajuste de 8% para os servidores do Poder Legislativo, com vigência a partir de primeiro de junho deste ano.

De acordo com o presidente Jario Barros, várias reuniões entre a Mesa Diretora, demais vereadores e o representante da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Arapiraca (ASCAMA), foram realizadas para se chegar a um acordo, o que terminou acontecendo, graças, segundo Jario Barros, a sensibilidade de todos os vereadores, que viram a importância para aprovar o projeto.

Jario Barros lembra que apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas Câmaras Municipais de todo o país, o Poder Legislativo de Arapiraca, sabendo da legitimidade da luta dos servidores por reajuste salarial, tanto ele, como os demais vereadores foram sensíveis ao pleito da categoria.

“Acredito, que em Alagoas, a Câmara Municipal de Arapiraca, seja a única a conceder um reajuste com um percentual de 8%”, disse Jario Barros.

Também foi aprovado requerimento do vereador Fabiano Leão, solicitando as secretarias municipais  de Saúde e Desenvolvimento Social, a convocação dos proprietários de veículos de tração animal para proceder o emplacamento de suas carroças e fazer a avaliação da saúde dos animais utilizados nesse transporte.

Em sua justificativa, ele alegou, que mesmo fazendo a limpeza em terrenos baldios, aparecem alguns carroceiros que colocam os entulhos em locais proibidos.

Ele disse, que com a medida, vai contribuir com o trabalho dos 260 carroceiros que existem em Arapiraca, que terão receberão uma melhor orientação por parte das secretarias envolvidas.

Ele recebeu o apoio dos vereadores Fábio Henrique, Léo Saturnino, Rogério Nezinho, Willomaks da Saúde, Aurélia Fernandes e Márcio Marques, que sugeriram, que a administração municipal, melhor esse serviço, colocando disponibilizando os chamados Ecos Pontos, onde seriam depositados esses entulhos.

Também foi aprovado requerimento do Pastor Marcos Caetano, solicitando à secretaria municipal de Educação e Esporte, enviar ao Poder Legislativo, Projeto de Lei contratando Professores de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para atuarem nas escolas do município.

De acordo com o vereador, já existe um curso em Arapiraca, onde pessoas estão se formando, porém, não são aproveitadas e até já conversou com o próprio prefeito sobre o assunto e recebeu a garantia dele, de que há interesse em enviar ao Poder Legislativo, projeto nesse sentido.

Foi aprovada indicação dos vereadores Léo Saturnino e Fábio Henrique, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo, a realização do evento dedicado a Semana do Estudante, a ser comemorado em agosto.

Ele disse, que já vem recebendo o apoio do governo do estado e que este ano, já recebeu também o apoio da direção do Arapiraca Garden Shopping, convidando para que ele realizasse como em anos anteriores, o evento no shopping.

 

 

Foram aprovados Votos de Aplausos da vereadora Aurélia Fernandes, pela comemoração do Dia 12 de maio, dedicado ao enfermeiro, como também, aos assistentes sociais, que têm o seu dia comemorado em 15 de maio.

Ainda na mesma sessão, também foi aprovado Voto de Pesar, pelas mortes do servidor da secretaria municipal de Saúde, Roque Soares, que por muitos anos, exerceu suas funções de motorista, deixando enlutada, não só a família, mas toda a sociedade arapiraquense.

Também foi aprovado Voto de Pesar, de autoria dela e da vereadora Gilvania Barros, pela morte do publicitário Marcelo Casado, que entristeceu toda a sociedade arapiraquense.

Ambas as vereadoras, destacaram a importância do publicitário na vida da família e dos amigos, onde sempre pautou a sua vida pela honestidade e respeito ao próximo.

 

 

 

 

O vereador Léo Saturnino, ao falar sobre um assassinato de uma criança de oito anos no bairro de Batingas, onde foram matar o pai, e terminaram assassinado cruelmente uma criança indefesa, voltou a cobrar do prefeito Rogério Teófilo, a criação da Guarda Municipal, não que ela venha diminuir a violência, mas que iria contribuir muito com o trabalho da própria polícia.

O vereador Rogério Nezinho, voltou a criticar a administração municipal com relação ao atendimento aos casos de suspeitas de dengue, onde existem bairros que não têm médicos nos postos de saúde.

Ele disse, que o prefeito Rogério Teófilo, continua sem resolver o problema, onde o Hospital Regional de Arapiraca e o 5º Centro de Saúde continuam recebendo centenas de casos suspeitos de dengue.

Ele classificou de irresponsável a passividade da administração do prefeito Rogério Teófilo, que não tem dado a atenção devida.

Rogério Nezinho, disse que é preciso que o prefeito Rogério Teófilo, saia das redes sociais e comece  trabalhar e resolva os problemas mais urgentes de Arapiraca, como o problema da epidemia de dengue.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Jario Barros, ao encerrar os trabalhos, lembrou do trabalho realizado pelo deputado federal Arthur Lira, que têm alocado recursos para a área de saúde de Arapiraca, o que não tem visto a mesma coisa de outros deputados federais.

Ele disse, que isso tem gerado um certo descontentamento em determinadas pessoas que não aceitam o fato de verem o seu trabalho em benefício não só de Arapiraca, mas de todo o estado de Alagoas.