Saúde

Arapiraca pode ter mais de 40 mil infectados com dengue, diz médico especialista

Dr. José Karlinson foi o primeiro a diagnosticar a doença na cidade

Por 7Segundos 07/06/2019 07h07
Arapiraca pode ter mais de 40 mil infectados com dengue, diz médico especialista
O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya - Foto: John Tann/Creative Commons

Arapiraca está em situação de epidemia de dengue. Nos primeiros cincos meses de 2019, o município contabilizou 2.126 casos notificados, porém, o número pode ser muito maior.

Pelo menos 40 mil pessoas podem estar infectadas no município, de acordo com o médico especializado em epidemias, José Karlinson. Ele falou sobre a doença durante o programa Conexão Sáude na última terça-feira (4).

Para o Dr. José Karlinson, a previsão alta tem a ver com a população que não aprasenta sitomas da doença, e a subnotificação dos casos. Ele foi o médico a diagnosticar o primeiro caso dengue em Arapiraca, em 1986.

“Tenho a impressão que devemos ter mais de 40 mil pessoas infectadas. Os que aparecem nas filas dos hospitais são os casos mais graves, mas 60% da população não apresenta sitomas”, explicou.  

Dr. José Karlinson  também falou sobre a notificação. “A gente tem dois mil casos notificados, porém existe um quantativo enorme de fichas que ainda não foram preenchidas. Entre atender os casos e preencher todas as fichas, preferimos cuidar dos casos mais graves”, contou o especialista.

Para ele, se a população não prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, muitas pessoas podem morrer no município.

“Se toda a população se mobilizar para acabar com o mosquito, a gente daria um fim a esse sofrimento em quinze dias. Muitas pessoas vão morrer em Arapiraca”, afirmou.