Cidades

Funcionários do Caps II de Arapiraca paralisam atendimentos

Decisão foi tomada em decorrência da falta de condições de trabalho e espaço físico precário

Por 7 Segundos 04/06/2019 18h06
Funcionários do Caps II de Arapiraca paralisam atendimentos
Recado aos usuários do Caps II de Arapiraca - Foto: Reprodução

Pacientes e familiares que foram procurar atendimento no Centro de Atenção Psicossocial  (Caps II) no bairro Caetitus, em Arapiraca, na manhã desta terça-feira (04), encontraram as portas fechadas e um recado afirmando que os serviços estão paralisados por tempo indeterminado.

O aviso afirma que até que a prefeitura de Arapiraca resolva os problemas relacionados às condições precárias de trabalho e a falta de profissionais não haverá mais atendimento ao público.

Entre as reivindicações está a recomposição do quadro de monitores, que são responsáveis, por exemplo, por conter os pacientes que estão em surto. "Contávamos com sete monitores. Um deles era efetivo e, com o PSS [Processo Seletivo Seriado], os outros seis saíram e a prefeitura só mandou mais um para substituir. Além do número insuficiente, quem chega não tem qualificação para fazer o atendimento e as contenções dos pacientes psiquiátricos", afirmou um dos funcionários, que pediu para não ter o nome divulgado.

Ele conta que o dia a dia no Caps é muito difícil para os funcionários, que trabalham em salas com o ar condicionado quebrado e precisam levar de casa ou comprar água para beber. "Não tem nem mesmo papel higiênico para os funcionários e usuários do local. A situação da estrutura física é extremamente precária, há cupim em todo o imóivel e os banheiros estão sem condições de uso. Em vários locais, o reboco está caindo e a fiação elétrica está exposta, com risco de choque elétrico", reclamou.

O 7Segundos entrou em contato com assessoria da Prefeitura de Arapiraca, e aguarda posicionamento.