Alagoas

137 anos: Emancipação política de Limoeiro de Anadia é marcada por inaugurações

Um dos pontos altos das comemorações foi o tradicional corte do bolo na Praça de Eventos

Por Prefeitura Limoeiro de Anadia 01/06/2019 18h06
137 anos: Emancipação política de Limoeiro de Anadia é marcada por inaugurações
Inauguração em limoeiro - Foto: Reprodução

Tudo começou com um pequeno povoado, que surgiu próximo a uma capela e recebeu o nome de Limoeiro. Em 31 de maio de 1882, o povoado se desvinculou da cidade de Anadia e foi elevado à categoria de vila e em 1901 a vila foi elevada à categoria de cidade. E nesta sexta-feira (31) foram comemorados exatos 137 anos de emancipação política.

Para comemorar a data, o prefeito Marcelo Rodrigues e sua equipe prepararam uma vasta programação, que contou com atividade cívica, religiosa, inauguração de obras e shows musicais, que tornaram a cidade pequena para receber reunir milhares de pessoas de toda a região.

A festa começou logo cedo, às 6 horas da manhã, quando uma alvorada festiva anunciou que o dia seria pra lá de especial. Em seguida, ao som da Orquestra da Polícia Militar e da Banda da Escola Nossa Senhora da Conceição, o prefeito Marcelo Rodrigues, o vice Luciano Soares e o presidente da Câmara, Valmir Filho, realizaram o hasteamento dos pavilhões em frente à Prefeitura.

Na sequencia toda a comitiva se dirigiu até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde aconteceu uma missa em Ação de Graças, celebrada pelo padre Osmar.

Um dos pontos altos das comemorações foi o tradicional corte do bolo na Praça de Eventos. Assim como ocorreu no ano anterior, um bolo com mais de um metro de comprimento foi servido aos convidados e à população em geral.

Às 11 horas foi iniciada uma verdadeira maratona de inaugurações. A primeira delas foi a entrega de um veículo ao Programa Melhor em Casa, que atende pessoas acamadas. Na sequencia, inauguração da Casa Mamãe-Bebê, no centro da cidade, e entrega de tablets e kits de trabalho aos agentes comunitários de saúde e de endemias.

Ao meio dia foi inaugurado o Centro de Reabilitação José Carlos dos Santos Silva e a entrega de pavimentação das ruas Raimundo Ferreira da Silva, Edite Azarias Silva e Gutemberg Marques, todas na zona urbana.

Várias autoridades marcaram presença às inaugurações, entre elas os deputados federais Arthur Lira e Severino Pessoa, os prefeitos de Craíbas, Ediel Leite, e de Junqueiro, Carlos Augusto, o ex-prefeito de Taquarana, Alay Correia, o superintendente da Codevasf em Alagoas, Marlan Ferreira, além de vereadores, secretários e convidados.

Num dos seus discursos durante as inaugurações, o prefeito Marcelo Rodrigues falou da importância daquele momento. “Quando aceitei o desafio de ser prefeito eu sabia que a missão não seria fácil. Apesar da crise financeira e política que o país atravessa estamos aqui inaugurando obras que proporcionarão mais qualidade de vida ao nosso povo”, frisou.

No horário da tarde houve a inauguração do Centro de Reabilitação Ismar Faustino da Silva, no Distrito Pé Leve; a entrega da pavimentação da Rua José Anatólio Leite, no povoado Genipapo, e a entrega do abastecimento d’água do povoado Chã do Miranda, onde o prefeito abriu oficialmente o registro e tomou um banho no chuveirão. Finalizando, foi servido um farto churrasco ao final.

Durante a noite, encerrando as comemorações com chave de ouro, o centro de Limoeiro de Anadia ficou pequeno para receber milhares de pessoas que foram prestigiar os shows musicais comandados por Luan Alves, Peruano, Luanzinho Moraes e Garota Sertaneja.