CINEMA

Circuito Penedo de Cinema lança edital 2019 nesta sexta-feira (31)

Composto por três festivais competitivos e mostras não-competitivas, maior evento de audiovisual do estado acontece em novembro

POR: 7Segundos, Assessoria
Inscrições para o Circuito Penedo de Cinema são gratuitas e poderão ser feitas até 26 de julho.
Jonathan Lins

A edição 2019 do Circuito Penedo de Cinema, maior evento de cinema alagoano e já consolidado no calendário nacional do audiovisual, abre as inscrições para mostras competitivas e não competitivas nesta sexta-feira (31). O edital será lançado on-line no site circuitopenedodecinema.com.br e contempla produções inéditas.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 26 de julho pelo site. A edição, que este ano acontece de 25 de novembro a 1º de dezembro, prevê premiações de até R$ 10 mil para os vencedores das três mostras competitivas.

O Circuito Penedo é composto por três festivais: o 12º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo é aberto a todos os realizadores brasileiros e aceita, para a competição, filmes em curta-metragem. No 9º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, podem ser inscritos curtas-metragens produzidos nas instituições de ensino superior e escolas técnicas de cinema de todo o país. Já a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, que está em sua 6ª edição, recebe curtas com temática ambiental e socioambiental.

O evento conta ainda com uma novidade: os próprios realizadores podem inscrever curtas na Mostra Não Competitiva de Cinema Infantil. Ao contrário das edições anteriores, a seleção da curadoria se dará a partir das inscrições voluntárias dos produtores, conforme o edital.

O Circuito Penedo de Cinema

Vários eventos consagrados do cinema alagoano compõem o Circuito Penedo, que movimenta a cidade histórica e atrai, anualmente, centenas de produtores e amantes da sétima arte de todo o Brasil para as margens do Rio São Francisco.

Além das mostras competitivas, o Circuito traz as Mostras Não Competitivas de Cinema Infantil, de longas-metragens nacionais e a retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Durante sete dias, também são realizadas oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentações artístico-culturais e shows musicais.
 
Todas as atividades são gratuitas, com livre acesso do público, e acontecem num galpão refrigerado de 800m², com carpete, tapete vermelho e uma tela de projeção de 9x3 metros: um grande cinema em plena praça 12 de Abril, no Centro Histórico de Penedo.

O Circuito Penedo de Cinema é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais (IECPS), da Universidade Federal de Alagoas e da Secretaria de Estado da Cultura.

cinema Circuito Penedo de Cinema Penedo Ufal

Veja Também

Comentários