Cidades

Família espera por casa prometida pela prefeitura há 2 anos e mora em campo de futebol

Casal e duas filhas adolescentes moravam em casa de taipa no povoado Pedrinhas

Por 7 Segundos 29/05/2019 13h01
Família espera por casa prometida pela prefeitura há 2 anos e mora em campo de futebol
Família mora em vestiário de campo há dois anos, enquanto aguarda construção de casa pela prefeitura - Foto: Reprodução

Durante visitas a comunidades rurais, os conselheiros tutelares de Teotonio Vilela se depararam com uma situação preocupante: uma família com duas filhas adolescentes morando em um vestiário de um campo de futebol, no povoado Pedrinhas. A família disse ter autorização da prefeitura para ocupar o espaço e afirmou que há dois anos aguarda ter uma casa de alvenaria construída pelo município. 

"Além da situação de extrema pobreza da família e da situação precária da moradia, o que mais nos preocupou foi que quando há jogo no campo, a família com duas adolescentes ainda divide esse espaço com os atletas, o que expôe e fragiliza a família, impactando inclusive na proteção integral das adolescentes, uma vez que o lugar não garante a privacidade delas, além de outros perigos e vulnerabilidades que constam no Estatudo da Criança e do Adolescente", afirmou o conselheiro Claudemir Calixto, que junto com o conselheiro Renildo Idalino e Kelly Félix, resolveram divulgar a situação da família nas redes sociais.

Cícero da Silva e Rosa dos Santos Alves moravam com as filhas em um casebre de taipa, na mesma comunidade, quando receberam a promessa da prefeitura de que seria construída uma casa de alvenaria naquele mesmo local. Animado pela promessa, o próprio Cícero começou a fazer a demolição. Na época, ficou acordado que a família passaria a ocupar, temporariamente, as instalações do campinho que fica na mesma comunidade, apenas durante o período em que a nova casa da família era levantada. Mas isso já faz mais de dois anos.

"Vieram aqui comigo, entregaram a chave. A mulher lavou e viemos para cá. Isso já faz quase dois anos. A gente tem geladeira, outras coisas, tudo guardado na casa dos outros", afirma Cícero Silva sobre a moradia no campo de futebol. Segundo eles, nesse período, a prefeitura já construiu outras casas de alvenaria para famílias que moram em localidades vizinhas, mas não tem informações sobre quando a dele irá ser levantada.

A prefeitura de Teotonio Vilela confirmou que o vestiário do campo municipal do povoado Pedrinhas foi cedido para abrigar temporariamente a família e que a mulher está inscrita no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), pelo qual o município está construindo casas nos sítios e povoados. Segundo a prefeitura, o cronograma de construção das residências atrasou devido às chuvas, mas "a casa da família está garantida, o nome dela está na lista dos contemplados", só que antes, o município precisa concluir casas em outros três povoados até chegar na comunidade Pedrinhas.