Saúde

Após ter consultório odontológico desmontado, população reclama da falta de médico em UBS

Única médica da posto está atendendo de urgências de dengue e suspendeu consultas

Por 7 Segundos 28/05/2019 12h12
Após ter consultório odontológico desmontado, população reclama da falta de médico em UBS
Devido a falta de médicos e grande quantidade de casos de dengue, consultas ambulatoriais foram suspensas - Foto: João Henrique/7Segundos

Enquanto os moradores do bairro Bom Sucesso lutam pela abertura da Unidade Básica de Saúde, cujas obras estão paralisadas; no bairro Verdes Campos, que tem uma unidade nova, a reclamação é devido a falta da profissionais de saúde para atender a população. O posto de saúde, que já chegou a ter tratamento dentário aos moradores do bairro, teve o consultório odontológico desmontado, e tem uma única médica para atender a demanda de todo o bairro.

Por conta disso, a direção fixou um cartaz na porta avisando que a marcação de consulta está suspensa. A médica, sozinha, não estava dando conta de fazer o atendimento ambulatórial e se encarregar do grande volume de pessoas que chega com sintomas de dengue. A grande quantidade de casos registrados no bairro, de acordo com moradores, se deveria também ao pequeno número de agentes de endemias atuando na comunidade.

"É uma situação que deixa todos preocupados, a sensação que dá é de que estamos sendo abandonados", afirmou um morador do bairro, que pediu para não ser identificado. De acordo com ele, os equipamentos do consultório odontológicos e até mesmo a cadeira do dentista foram levados do local.

Segundo o morador, os problemas do posto de saúde não são recentes. Ele contou que passou um ano para fazer um exame de tomografia lombar e que tem outros exames marcados e, pela fila de espera da unidade, acredita que vai demorar ainda mais para fazer.

"Para exame da próstata, tem 24 pessoas na minha frente e, para a ultrassom de abdome total, são 65 exames para serem feitos antes do meu. Se antes já demorava um ano, agora nem sei mais quanto tempo vou esperar", lamentou.

Um agente comunitário de saúde explicou que há uma previsão para a chegada de um novo médico para o posto de saúde em junho e que a  profissional anterior saiu porque passou em uma residência médica. Em relação ao consultório odontológico, ela afirmou que a unidade está classificada como Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que não possui habilitação para atendimento odontológico.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Arapiraca entrou em contato com a reportagem por telefone e explicou que a prefeitura está fazendo uma nova seleção para suprir a carência de médicos nos postos de saúde do município e explicou que o desfalque se deve porque os profissionais contratados deixam os postos de trabalho quando são aprovados em residências médicas. Em relação a ausência de profissional de odontologia, a assessoria informou que como o projeto do Ministério da Saúde para o posto do bairro Verdes Campos não prevê funcionamento de consultório odontológico, não há dentista na equipe.

Em relação aos agentes comunitários de saúde que atendem à comunidade, alguns deles estavam exercendo outras funções dentro da administração municipal. A Procuradoria Geral do Município, no entanto, emitiu um parecer recomendando a volta deles às funções originais. A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que o cronograma de exames feitos pelo município segue dentro da normalidade, mas para os exames de alta complexidade, os casode urgência são tratados como prioridade.