Saúde

Vídeo relata denúncias de óbitos e descaso com pacientes e funcionários em hospital de Arapiraca

No vídeo, a denunciante afirma que só na semana passada sete pacientes teriam morrido na UTI

Por 7Segundos 27/05/2019 12h12
Vídeo  relata denúncias de óbitos e descaso com pacientes e funcionários em hospital de Arapiraca
Vídeo gravado em hospital relata denúncias de óbitos e descaso com pacientes e funcionários - Foto: Reprodução vídeo

Um vídeo gravado por uma pessoa que está realizando hemodiálise no Hospital Afra Barbosa, em Arapiraca, denuncia o descaso da direção com pacientes e funcionários. Há denúncias de óbitos de pacientes por falta de estrutura e atraso de salários.    

No vídeo, a pessoa que está gravando se identifica pelo nome de “Verônica”. Ela afirma que há mais de três meses o ar condicionado da sala de hemodiálise está sem funcionar. Os pacientes já reclamaram mas nenhuma providência foi tomada.

O vídeo mostra os pacientes se abanando na tentativa de reduzir o calor no local. “Nós estamos só com ventiladores é vocês sabem que o ventilador é um antro de bactéria. Estamos sujeitos a tudo aqui dentro”, relata a denunciante.

Durante a gravação do vídeo, a paciente relata que só na semana passada foram registrados sete óbitos. E ainda de acordo com a denúncia, os pacientes teriam morrido por falta de estrutura na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Essa UTI só funciona de faixada. 

A gravação relata também que o número de técnicos de enfermagem para realizar o atendimento aos pacientes é insuficiente para a demanda do hospital. Além disso os funcionários estariam com recebendo 20% do salário. “

Durante a gravação do vídeo a paciente anuncia que nesta segunda-feira (28) um grupo de pacientes vai até o Ministério Público formalizar as denúncias.

A administradora do Hospital Afra Barbosa, Vanilda Mendes Barbosa, afirmou que as denúncias não procedem da forma que foram divulgadas.

Ela informou que em relação ao ar condicionado houve um curto-circuito e os aparelhos queimaram. Mas já foram comprados três novos aparelhos e instalados.

Em relação às denuncias do pagamento de somente 20% do salários dos funcionários ele disse que não é verdade. O Hosptal tinha pago 60% mas efetuou o pagamento dos outros 40%.

Com relação aos óbitos, ela não quis comentar apenas afirmou: " Aqui está tudo bem. Tudo está sob controle".