Cidades

Reforma de praça que deveria ter sido inaugurada um ano atrás não foi concluída

Conforme placa fixada no local, obra executada com recursos do Ministério dos Esportes iniciou em novembro de 2017

Por 7 Segundos 24/05/2019 11h11
Reforma de praça que deveria ter sido inaugurada um ano atrás não foi concluída
Placas mostram que reforma de praça deveria ter sido concluída um ano atras - Foto: João Henrique/7Segundos

A Praça Antônio Salgado Lages, conhecida também como Praça da Rodoviária ou Praça do Skate, localizada no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca, deveria ser um ponto de encontro para juventude do município. A quadra poliesportiva, a nova pista de skate e os equipamentos de ginástica pensados como uma ação de promoção à saúde e para ser uma opção de lazer saudável para os jovens começaram a ser construídos no dia 22 de novembro de 2017, mas nunca puderam ser usados. A obra, que deveria ter sido concluída há exato um ano atrás, em 25 de maio de 2018, está inacabada.

Na manhã desta sexta (24), quem passava pela praça localizada ao lado do Terminal Rodoviário Intermunicipal, encontrou três moradores de rua e alguns mototaxistas utilizando o espaço público, enquanto apenas um único operário trabalhava na reforma da praça, assentando azulejos em um dos quiosques. A obra, executada pela prefeitura de Arapiraca com recursos do Ministério dos Esportes e orçamento inicial de R$ 284.187,70, aparentemente está próximo de ser concluída, embora exista ainda muito a se fazer.

A quadra poliesportiva e a pista de skate parecem estar prontas, mas em todo o entorno há serviços a serem concluídos. Os equipamentos de ginástica, construídos de alvenaria, ainda não passaram por acabamento, há pontos em que o mato cresce livremente e em um local, há o acúmulo de restos de construção. Fora isso, apenas um dos postes instalados têm lâmpadas e não há lixeiras disponíveis.  

Apesar da finalidade do local não estar sendo cumprida, o espaço público é frequentemente usado por pessoas em situação de rua, que se abrigam na pista de skate, e por mototaxistas que fazem ponto no local. Devido a falta de banheiro, um cercado fechado com pedaços de madeira foi construído na praça para que eles pudessem fazer as necessidades fisiológicas.

A obra, classificada como "reforma e modernização de equipamentos esportivos" passou por paralisações no período, e também por vistoria do prefeito Rogério Teófilo (PSDB). Em outubro do ano passado - quando a entrega da reforma já estava atrasada em cinco meses - o prefeito foi conferir, de perto, o andamento do trabalho dos operários, que naquele período trabalhavam na instalação do piso intertravado. 

Empolgado, Teófilo chegou a dizer, na época, que o local passaria a ser um cartão postal de Arapiraca. "A revitalização do lugar é símbolo de um processo de valorização dos espaços voltados para a juventude do nosso município. Mais do que uma estrutura física para a prática esportiva, a praça passa a ser mais uma área de convivência para a comunidade”, destacou o prefeito, em outubro do ano passado.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura dão conta de que a obra não foi paralisada e que a demora para conclusão se deve a adequações "já aprovadas pela Caixa, mas aguarndo a liberação do recurso do Ministério do Turismo para a finalização da obra, que está em andamento. 

Ainda segundo a assessoria, a parte de urbanização da praça está 80% concluída e a pista e quadra estão 95% concluídos. "Assim que o repasse for liberado, a obra deve ser finalizada no prazo de dois meses", informou.