Educação

Luciano Barbosa e David Barros lançam PROAGIP em Girau do Ponciano

O programa visa uma educação de qualidade na rede pública

Por 7segundos 23/05/2019 19h07
Luciano Barbosa e David Barros lançam PROAGIP em Girau do Ponciano
Luciano Barbosa e David Barros lançam PROAGIP em Girau do Ponciano - Foto: Cortesia

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 22, em uma das salas do CEP – Centro de Educação Profissional, em Girau do Ponciano, o vice-governador e também Secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa e o prefeito do município, David Barros, juntamente com o secretário municipal de educação e cultura, Prof. Denis Carlos, assinaram o termo de compromisso que institui o Programa Acerta Girau (PROAGIP).

Cerca de 170 profissionais da rede municipal de ensino, entre diretores, coordenadores, professores e articuladores do Programa Escola 10, participaram do lançamento do PROAGIP, os quais também receberam as metas pactuadas do IDEB 2019 para suas respectivas escolas, sendo 7,0 a meta para os anos iniciais e finais do ensino fundamental.

O PROAGIP - Programa Acerta Girau é uma ação que se consolida através do governo municipal, em regime de colaboração com o governo estadual, visando uma educação de qualidade para todos os estudantes da rede municipal de ensino. O PROAGIP tem ações voltadas para desenvolver as habilidades com descritores de língua portuguesa e de matemática, como também diminuir o índice de reprovação e evasão escolar.

O principal objetivo do PROAGIP é avaliar a rede municipal e fortalecer a aprendizagem dos alunos, propondo uma integração com todos os envolvidos, realizando diagnósticos, atividades, simulados, avaliações e diversas ações com alunos do 2º, 5º e 9º anos, contribuindo para o desenvolvimento das competências e habilidades dos mesmos.

Fazendo uso da palavra durante o evento, o prefeito David Barros disse que apesar de ser um evento simplório, é um evento “que pode gerar muitos frutos na vida dos nossos alunos, nós temos um desafio muito grande na educação de Girau do Ponciano, a gente sabe que ainda falta muito por fazer, somos um município em área territorial muito grande, nós temos sessenta e seis escolas, todavia eu entendo que isso é acessório, o que nós precisamos mesmo é de fazer isto que nós estamos aqui fazendo, motivando, pedindo união para que os educadores, o corpo docente e discente de Girau do Ponciano possam se unir para que a gente possa galgar índices melhores no IDEB, nós estamos tentando fazer o nosso papel, o nosso dever de casa com a educação e quero agradecer a todos por estar aqui fazendo parte deste projeto e deste ponta pé inicial pra que Girau possa ser destaque na educação no estado de Alagoas.”

Citando exemplo de países que foram praticamente devastados durante a 2ª guerra mundial, Japão e Alemanha, o vice-governador e secretário de estado da educação Luciano Barbosa disse que o Brasil precisa, assim como estes países, priorizar a educação. “Isto que nós estamos fazendo aqui, já era pra ter sido feito há 50, 60, 70 anos atrás. Um país que não tem ciência, não tem tecnologia, não tem inovação, é porque não fez o dever de casa, que é dá educação. A única forma de o Brasil vencer essa inércia e, nós não termos mais uma década perdida, é apostar na educação. Nós precisamos alfabetizar na idade certa para não produzir analfabetos”.

“Hoje é um dia para que possamos consolidar esse pacto positivo do bem, hoje, literalmente, iremos dar inicio a uma marca positiva em torno de um maior IDEB para o nosso município”. Disse em tom de otimismo o secretário Dênis Calos.