Saúde

Cerca de 85% das larvas do mosquito da dengue estão dentro de casa

Arapiraca notificou mais de 1.400 casos suspeitos

Por Assessoria 23/05/2019 14h02
Cerca de 85% das larvas do mosquito da dengue estão dentro de casa
Cerca de 85% das larvas do mosquito da dengue estão dentro de casa - Foto: Assessoria

Com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti e orientar a população sobre a importância do combate ao mosquito, a Prefeitura de Arapiraca realiza um trabalho diário nos bairros e comunidades rurais do Município, mas a parceria com a população é extremamente necessária, já que de acordo com o relatório de índices, 85% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas.

A estratégia é percorrer as casas, eliminar possíveis focos de criadouros do Aedes aegypti, recolher objetos que favoreçam a sua proliferação, orientar a população e formar agentes multiplicadores das informações e ações, a fim de evitar o avanço das doenças causadas pelo mosquito, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e vírus zika, e febre amarela.

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a abril deste ano, Arapiraca notificou mais de 1.400 casos suspeitos dengue.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Sôilymar Santana, Arapiraca se encontra em situação de alerta. O período intercalado de chuvas e estiagem, com forte calor, colaboraram para a proliferação do mosquito.

Por isso o alerta e a necessidade da colaboração de toda a população para vencer o mosquito e evitar doenças. “O poder público atua, mas sem a colaboração da população é impossível vencer essa luta contra o Aedes. É preciso unir forças através dos cuidados”, completou Sôilymar.