Educação

Vale Verde e Uneal firmam acordo de cooperação no Agreste

Assinatura acontece às 13h na Sala dos Conselhos da universidade

Por Assessoria 15/05/2019 09h09
Vale Verde e Uneal firmam acordo de cooperação no Agreste
Professor Odilon, reitor eleito da Uneal

A Mineração Vale Verde (MVV) e a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) assinam nesta quarta-feira (15) um protocolo de intenções para a criação de um programa de mútua cooperação. O objetivo é a elaboração de estudos e projetos acadêmicos, científicos e culturais, envolvendo áreas de interesse mútuo entre as duas instituições. O ato acontece na Sala dos Conselhos da universidade, no campus Arapiraca, às 13h, com a participação de executivos da mineradora e de professores e alunos da UNEAL.

Algumas das iniciativas possíveis a partir da assinatura do protocolo citado são: programa de visitas à mineradora e trilhas ecológicas no Centro de Educação Ambiental da empresa; elaboração de estudos socioeconômicos, de saúde pública, de impacto viário e trânsito para a MVV; programa de estágio; palestras, aulas e minicursos ministrados por profissionais da empresa na instituição e pelo corpo docente desta para empregados da mineradora e moradores de comunidades localizadas próximas ao Projeto Serrote (gestão ambiental em mineração, geologia, geoquímica, geomorfologia aplicada a compostagem etc.); análise química de solos visando ao plantio de mudas; análise da viabilidade de sementes nativas; análise do solo – compostagem; participação da UNEAL nas iniciativas empreendidas pela MVV relacionadas à produção de mudas nativas, ao plantio hidropônico, ao resgaste da flora e da fauna e à educação ambiental.

São ao todo 14 pontos propostos na parceria firmada entre a instituição de ensino e a mineradora instalada na zona rural do município de Craíbas. Antes mesmo dessa formalização do acordo, a MVV vem recebendo visitas de alunos, professores e dirigentes da universidade. No Centro de Educação Ambiental da empresa, localizado na Fazenda Uruçu, em Craíbas, universitários já realizaram a trilha ecológica na área de preservação da caatinga e conferiram os viveiros de mudas nativas, a produção de hortaliças hidropônicas, além de outras ações voltadas à preservação do meio ambiente e demais iniciativas que venham a ser desenvolvidas em parceria com a instituição de ensino superior.

A assinatura do documento será feita com a presença do gerente geral da Vale Verde, Tony Lima, e do reitor da Uneal, professor Odilon Costa. Na sequência, haverá uma visita técnica dos representantes das duas instituições ao Polo Tecnológico e Alimentar de Arapiraca, administrado pela universidade.