Turismo

Cidades no Brasil que todo amante de trilhas deveria conhecer

O país concentra a maior biodiversidade do mundo e há muitas opções para quem ainda não tem muita experiência com mochila e barraca

Por Assessoria 14/05/2019 08h08
Cidades no Brasil que todo amante de trilhas deveria conhecer
Cidades no Brasil que todo amante de trilhas deveria conhecer - Foto: Reprodução

Pé na terra, cheiro de mato, banho de cachoeira. Para muitos, contato com a natureza é um santo remédio contra o estresse e as angústias da vida moderna. Sendo assim, o Brasil pode ser considerado uma grande rede de farmácias, dada à colossal oferta de parques nacionais e trilhas dos mais variados tipos e graus de dificuldade. Afinal, é o país que concentra a maior biodiversidade do mundo.  Há muitas opções inclusive para quem ainda não tem muita experiência com mochila cargueira e barraca.

Para ajudar no planejamento, segue uma lista com algumas cidades perfeitas para se embrenhar mato adentro. Além de magníficos, esses destinos são acessíveis. Ficam perto de grandes e médias cidades: seja alta ou baixa temporada, inverno ou verão, dá para encontrar passagens aéreas promocionais que levam até eles o ano todo. Para encontrar voos em promoção clique aqui.

Ibitipoca, Minas Gerais

Está para nascer vilarejo mais good vibes do que Conceição do Ibitipoca, no sudoeste mineiro, perto de Juiz de Fora. Essa é a opinião de muitos dos que foram (e sempre voltam) ao destino. Sem luxos, o clima é de roça, tranquilidade e lual. É bom reservar pelo menos três dias para as trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca - além de um bom espaço no estômago para delícias gastronômicas.

O trajeto que leva à unânime Janela do Céu, uma das cachoeiras mais deslumbrantes do estado, pede um dia de caminhada. Outro dia seria dedicado ao circuito das cachoeiras, mais perto da entrada do parque. Se ainda sobrar fôlego, dá para subir o Pico do Peão. Na volta, tem aquela confraternização entre turistas e nativos, todos com muitos causos para contar.

Petrópolis, Rio de Janeiro

A travessia Petrópolis-Teresópolis (Petroterê, para os mais íntimos) é uma das mais clássicas do país. Para muitos, é também uma das mais deslumbrantes. Pudera: é daqueles cenários em que uma montanha parece se sobrepor à outra, como camadas recortadas em diferentes tons. O trajeto é pela Serra dos Órgãos, em trechos de Mata Atlântica, e normalmente dura três dias. Um dos destaques é a subida e descida da Pedra do Sino, já no final. Também há uma vista espetacular para o Big Wall, que é o maior paredão de escalada do Brasil e um dos maiores do mundo.

Lençois na Bahia 

A Chapada Diamantina, no sul baiano, é um verdadeiro playground para os amantes de natureza. Grutas, paredões, cachoeiras monumentais.  Dá para passar todo um mês de férias explorando a região e voltar para a casa sem ter conhecido todos os atrativos. A trilha mais famosa, e tida como a mais exaustiva, é a do Vale do Pati. Trata-se de uma caminhada de três a cinco dias pelas entranhas desse vale mágico, com uma energia inexplicável. O trajeto é exigente, com muitas subidas e descidas, mas a viagem é transformadora. Não por acaso, é considerado um dos trekkings mais bonitos do Brasil.

Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

A cidade é excelente base para explorar o Parque Nacional de Aparados da Serra, que fica bem na divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na porção leste. O lugar está recheado de cânions rochosos e cachoeiras gigantes. No inverno, a visibilidade costuma ser muito boa, permitindo contemplar o litoral gaúcho e a planície catarinense.

 

Há uma série de trilhas de um dia (ou menos), algumas inclusive podem ser feitas a cavalo. Uma das mais famosas é o contorno do Itaimbezinho, pelas trilhas do Vértice e do Cotovelo. O cânion Fortaleza é outro destaque. Para os mais preparados, existe a possibilidade de fazer uma inesquecível travessia de quatro dias (a depender do ritmo do grupo).

Alto Caparaó, Minas Gerais

Esta pequena cidade é muito mais do que base para subir o Pico da Bandeira, que, com seus 2.892 metros, é o terceiro ponto mais alto do Brasil. Alto Caparaó  tem um cafezinho muito especial e está cercada por cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas e esverdeadas. Aliás, muitas ficam no caminho para o pico. A subida e descida pedem dois dias de caminhada. Na verdade, até menos, mas todos querem virar a noite nas alturas e completar o sol furar o bloqueio de nuvens saudando um novo dia. A sensação é de pairar sobre o céu.