Geral

Associação do bairro Baixão será despejada de imóvel por motivos políticos, diz presidente

Eles ocupam o prédio da Prefeitura de Arapiraca há cinco anos

Por 7Segundos 14/05/2019 12h12
Associação do bairro Baixão será despejada de imóvel por motivos políticos, diz presidente
A Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão (AMOBB) pode perder imóvel - Foto: Arquivo

A associação de moradores do baixo Baixão recebeu uma ordem de despejo nesta segunda-feira (13), após ocupar um imóvel que pertence à Prefeitura de Arapiraca por mais de cinco anos. Os trabalhadores têm uma semana para deixaram o local.

De acordo o presidente da associação, Netinho Cavalcante, a Prefeitura de Arapiraca alegou que não poderia mais ceder o prédio, sem mais explicações. Porém, o presidente acredita se tratar de uma retaliação por desavenças políticas.

“São os nossos posicionamentos. Estamos cobrando melhorias para comunidade. Desde dezembro lutamos para melhorar a questão dos buracos nas ruas. Também cobramos a reposição de lâmpadas em postes apagados. Foi retaliação”, afirmou.

O prédio foi cedido no mandato da ex-prefeita Célia Rocha. A associação atua nas áreas de educação e assistência social para moradores do bairro Baixão e outras localidades próximas.

“Não temos para onde ir. Vamos ficar sem sede”, contou o presidente da associação, Netinho Cavalcante. Segundo ele, ficou bem claro que seus posicionamentos políticos pessoais contribuíram para o despejo da associação. "A secretária [de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida] mandou mensagem para mim no Whatsapp informando que a gente não poderia ficar por conta dos meus posicionamentos políticos. Não houve nenhuma recomendação do CMDCA [Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente] para que a associação saísse do espaço, até porque o Conselho não tem esse poder. A questão foi política mesmo", acrescentou.

Com mais de 30 anos de funcionamento, a Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão (AMOBB) já recebeu reconhecimento nacional pelos serviços prestados ao município de Arapiraca. Foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo antigo Ministério da Cultura.

Sobre o imóvel cedido pelo município A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Pefeitura enviou a seguinte nota: 

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que  no início da gestão foi permitido que a Associação Comunitária do Baixão funcionasse, temporariamente, em um espaço cedido em um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Como o prédio precisou ser devolvido, a secretaria cedeu, também de forma temporária, um espaço nas instalações do Centro Dia, referência no atendimento de crianças com deficiência.

Através do Conselho Municipal do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi recomendado que a prefeitura fizesse a desvinculação do Centro Dia com a associação, tendo em vista que nenhum serviço socioassistenciais pode ter caráter político-partidário.

Vale ressaltar que a associação foi orientada desde o início da gestão a procurar um prédio próprio. A Secretaria de Desenvolvimento Social lamenta que o presidente da associação, depois de ter recebido parceria durante tantos anos, tente utilizar da política para redirecionar a motivação do Município.