Educação

Estudantes do Campus do Sertão apresentarão trabalho na Argentina

Leonam Reis e Thauany Alves farão apresentação oral durante evento sobre construção

Por Ascom Ufal 03/05/2019 10h10
Estudantes do Campus do Sertão apresentarão trabalho na Argentina
Estudantes realizaram pesquisa sob orientação da docente Aline Nogueira - Foto: Thiago Prado

Os estudantes de Engenharia Civil do Campus do Sertão da Ufal Leonam Reis e Thauany Alves Pastor tiveram trabalho selecionado para o 3º Encontro Latino-Americano e Europeu sobre Construções e Comunidades Sustentáveis. O evento será realizado de 22 a 25 de maio, na província de Santa Fé, Argentina, onde reunirá pesquisadores e profissionais da construção civil. Eles farão uma apresentação oral do artigo Análise da Eficiência Energética na Escola Eliseu Norberto em Delmiro Gouveia, Alagoas.

Leonam Reis explica que, para realizar a avaliação da energia na unidade de ensino pública, foi feito o uso de ferramentas computacionais. Ao justificar a relevância do trabalho, ele esclarece que “a escola fica localizada em um bairro socialmente vulnerável e apresenta grande importância para comunidade e, por isso, o estudo tende a avaliar a eficiência energética do edifício propondo soluções para os problemas apresentados”. Ainda de acordo com o estudante, “futuramente, o estudo pode ajudar a melhorar o ambiente de ensino para os alunos e professores, promovendo sustentabilidade nas esferas econômicas, sociais e ambientais também”.

O artigo foi elaborado sob orientação da docente Aline Nogueira, durante as aulas ministradas por ela na disciplina Materiais de Construção. “A participação no evento também surgiu de uma dica da nossa orientadora Aline, que nos apresentou e nos apoiou na inscrição, na construção do artigo e na correção”, reconhece Leonam.