Saúde

Tratamentos oncológicos estão parcialmente suspensos em hospitais de Arapiraca

Município diz que aguarda repasse do Governo do Estado

Por 7Segundos 02/05/2019 18h06
Tratamentos oncológicos estão parcialmente suspensos em hospitais de Arapiraca
Hospital Chama - Foto: Ministério Público do Trabalho

Tratamentos oncológicos ofertados pelo SUS em hospitais particulares de Arapiraca estão parcialmente suspensos por falta de repasse do Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, de acordo com a coordenação de Oncologia do Hospital Chama, uma das unidades de saúde conveniadas.

Em entrevista ao 7Segundos, pacientes denunciaram o cancelamento de procedimentos nesta quinta-feira (2).  No Hospital Chama, consultas e cirurgias eletivas foram suspensas. Apenas alguns tratamentos quimioterápicos continuarão funcionando até a sexta-feira (3) e, em seguida, serão completamente paralisados.

A coordenadora de Oncologia Clínica, Dr. Bertha Mendes, disse que o último repasse ocorreu em janeiro e logo todas as atividades serão completamente paralisadas. “Precisamos pagar os médicos, cirurgiões e terceirizados. O custo é altíssimo”, explicou.

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca disse que o Governo Estado não tem repassado a verba e o repasse só pode ser feito aos hospitais de forma integral, além de afimar que aguarda o pagamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na conta do Município.

“O município em contato com a SESAU recebeu a resposta de que o Estado realizou o pagamento na última terça-feira. A quantia ainda não apareceu na conta do município. Assim que o município estiver com o pagamento em conta, a verba será repassada para o hospital e a situação será regularizada”, diz um trecho da nota.

A Sesau informou ao 7Segundos que não está em atraso com nenhum repasse de recursos para a oncologia do Hospital Chama de Arapiraca.