Saúde

Alagoas tem 66 cidades em alerta ou risco de dengue, zika e chikungunya

Índice de infestação do Aedes aegypti em Craíbas e Satuba é dez vezes maior que o normal

Por 7 Segundos 02/05/2019 12h12
Alagoas tem 66 cidades em alerta ou risco de dengue, zika e chikungunya
O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya - Foto: John Tann/Creative Commons

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa) feito pelo Ministério da Saúde refletiu o que as autoridades de saúde dos municípios já vêm sentindo nos últimos meses. O aumento no número de casos doenças infecciosas provocadas pelo mosquito Aedes aegypti está lotando postos de saúde em boa parte dos municípios alagoanos. Conforme o estudo, divulgado na última terça-feira (30), 66 municípios alagoanos estão em alerta ou em risco de surto de dengue. 

As informações tem como base o Índice de Infestação Predial (IIP), que, de acordo com o  Ministério da Saúde deve ser próximo a zero. Na tabela divulgada (veja abaixo), o risco é delimitado pelas cores: em verde estão os municípios com o IIP menor que 1, que é consixderado satisfatório; em amarelo, aqueles que estão com o índice entre 1 até 3,9, considerado em alerta para dengue, zika e chikungunya; e, em vermelho, os municípios cujo IIP é superior a 4, classificado como zona de risco.

Em Alagoas, os municípios de Craíbas, com IIP de 10,6, e Satuba, com 10,9, são os que apresentam maior risco de surto das infecções transmitidas pelo Aedes aegypti. Além deles, Campestre, Lagoa da Canoa e Maribondo, também apresentam índices muito altos de investação do mosquito. Na outra ponta, os municípios de Belo Monte, Cajueiro, Feliz Deserto, Jacuípe, Mar Vermelho, Passo de Camaragibe e Piaçabuçu, tem o IIP igual a zero, índice considerado o ideal.

Maceió está na zona amarela, com índice de 1,3, que está próximo ao limite da zona verde. Mas a proximidade com Satuba, que tem o maior IIP de Alagoas com o município de Rio Largo, que tem 1,9, não livra os moradores da Capital de serem picados pelo mosquito transmissor das doenças.

Em Maragogi a situação é um pouco diferente. O município do Litoral Norte tem índice de 2,0, mas está próximo a vários municípios classificados na zona verde, como Porto Calvo, Jacuípe e Joaquim Gomes e Passo de Camaragibe.