Alagoas

Alagoas ganha primeiro CISP do tipo II em Teotônio Vilela

Mais ampla, unidade foi inaugurada nesta quarta-feira pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Lima Júnior

Por Agência Alagoas 01/05/2019 15h03
Alagoas ganha primeiro CISP do tipo II em Teotônio Vilela
Unidade fica em Teotônio Vilela, a 97 km de Maceió, e foi inaugurada nesta quarta-feira (1º) pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior - Foto: Márcio Ferreira

O primeiro Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do tipo II em Alagoas já está de portas abertas. A unidade fica em Teotônio Vilela, a 97 km de Maceió, e foi inaugurada nesta quarta-feira (1º) pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior.

"Com essa estratégia, Alagoas se transformou numa referência para o Brasil em Segurança Pública, sobretudo na redução dos índices de violência. Trata-se de uma mudança de postura muito forte. Aqui vão trabalhar, também, policiais recém-formados no último concurso público da PM. Estamos terminando um outro concurso para mais 500 policiais militares e, no segundo semestre, faremos concurso para delegado e policial civil", declarou Renan Filho.

O Cisp tipo II tem maior capacidade que as demais unidades já implantadas em Alagoas. Mais amplas, as novas instalações surgem com a finalidade de atender municípios mais populosos e que possuem localização estratégica para as ações da Segurança Pública.

"Com o Cisp tipo II teremos um aumento significativo do policiamento ostensivo. Teremos três guarnições da PM diariamente em defesa da sociedade", destacou Lima Júnior.

No total, foram investidos R$ 8,4 milhões em recursos próprios do Tesouro Estadual na construção do Cisp de Teotônio Vilela. Outra unidade do mesmo porte está em fase final de edificação no município do Pilar e será inaugurada em breve.

"Vamos iniciar a construção de outro Cisp do tipo II em Rio Largo; na capital e em Arapiraca, vamos fazer Centros Integrados do tipo III, ainda maiores do que esse daqui, equipados com área para pouso de helicóptero e que integrará também o Corpo de Bombeiros", revelou Renan Filho.

O Cisp de Teotonio Vilela conta com moderna estrutura e está localizado na Rua José Monteiro da Silva. A área total construída é de 1.340 metros quadrados.

No novo prédio, a PM possui salas destinadas aos setores de inteligência, planejamento de operações, posto de identificação, centro de operações (Copom), alojamento para oficiais e praças, vestiários, sala de reuniões, reserva de armas, depósito e dispõe ainda de elevador para cadeirante.

Já a Polícia Civil possui sala para o chefe de operações, cartório distrital e regional; depósito, alojamentos para delegados e agentes, além de sala de reuniões. A área comum é dotada de copa, recepção, sala para confecção de Boletim de Ocorrência, auditório, depósito e refeitório.

O prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira, disse que além de um equipamento importante para o conforto dos policiais que lá atuam, o Cisp estará de portas abertas para receber a comunidade e servir de espaço destinado a debater as ações e políticas públicas de segurança no município.

"A redução da violência em Teotônio Vilela já era notada, mas com a chegada do Cisp, tenho absoluta certeza que será reduzida ainda mais", afirmou o prefeito. "O Cisp é a cereja do bolo, veio para trazer mais segurança ainda", completou.

Os novos Centros Integrados passam a comportar até 32 presos, divididos em cinco celas para detentos do sexo masculino, feminino e para adolescentes. Nas unidades do tipo I, a capacidade é para até quatro pessoas por cela. A estrutura possui, ainda, sala de identificação, utilizada pela Polícia Civil para confirmar a identidade de suspeitos de crimes, preservando as testemunhas.

Compromissos

Em seu discurso, o governador revelou que tem outros dois compromissos com a população de Teotônio Vilela: a construção do acesso ao distrito de Gulandi e a conclusão da estrada que liga o município a Coruripe. "Até o começo do próximo ano, vamos estragar essa rodovia novinha", garantiu.

Neste Dia Internacional do Trabalho, o governador fez questão de saudar os trabalhadores em seu discurso e durante entrevista coletiva. "Esse 1° de Maio representa muito para o Brasil. Precisamos, como país, retomar o crescimento econômico, a trajetória de desenvolvimento e de distribuição de renda. Mas isso só ocorrerá de verdade se valorizarmos o trabalho e o trabalhador", declarou Renan Filho.

Participaram, ainda, da solenidade de inauguração do Cisp de Teotônio Vilela, o comandante-geral da PM, Marcos Sampaio; do Corpo de Bombeiros, André Madeiro; o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Marcos Sérgio; o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor; a deputada estadual Jó Pereira; a prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira; dentre outras autoridades.