Cultura

Crianças em cavalinhos de pau homenageiam vaqueiros em Batalha

Mais de 200 crianças da rede municipal participam de "cavalgada" no feriado

Por Patrícia Bastos 30/04/2019 09h09
Crianças em cavalinhos de pau homenageiam vaqueiros em Batalha
Cavalinhos de pau foram confeccionados em oficinas feitas com as crianças - Foto: Cortesia

As últimas semanas foram de preparativos e de ansiedade para as crianças que estudam na rede municipal de Batalha. Após o sucesso da primeira Cavalgada de Cavalos de Pau, a expectativa é grande das crianças que querem colocar os cavalinhos fabricados com cabos de vassoura e materiais reciclados para "cavalgar" pelas ruas do Centro, na manhã do feriado de 1º de Maio. 

O evento mistura que brincadeira, religiosidade, tradição e conhecimento histórico, este ano, além de homenagear vaqueiros conhecidos na região, será aberta com uma representação do quadro "Os Retirantes", de Cândido Portinari. De acordo com o professor Francisco de Assis, conhecido como tio Chico, coordenador da ONG Sítio Recreativo, que organiza o evento, um casal de crianças irá representar o casal de camponeses retratado na tela de Portinari.

Conforme o professor, a imagem retratada tem muita relação com a situação vivida pelo homem do campo no Sertão de Alagoas. "A miséria dos retirantes e a esperança de uma vida melhor marcaram o menino Portinari que via uma leva de migrantes passando pela sua cidade. Portirnari definiu sua pintura como 'de camponês'. Seus pais eram camponeses pobres e ele não podia esquecer deles", declarou, explicando que tanto a cavalgada de cavalinhos de pau como a representação do quadro é uma maneira de levar as crianças a valorizarem as suas origens.

Tio Chico conta que a ideia de promover a cavalgada de cavalos de pau surgiu após ele observar os sobrinhos brincando animados com os cavalinhos feitos a partir de cabos de vassoura. As crianças das escolas municipais passaram por oficinas e fabricaram os cavalinhos usando também garrafas pet usadas como base para fazer a cabeça dos cavalinhos, que são identificados pelas cores das "crinas". Cada escola participante é identificada por uma cor porque após a cavalgada percorrer as principais ruas da cidade, as crianças - e alguns adultos também - participam das competições de corrida de cavalos de pau e corrida de argolas. 

A concentração do evento acontece na praça Matriz, às 8h30 da manhã.