Mundo

Guaidó diz que recebeu apoio de militares e ameaça depor Maduro

Presidente autoproclamado aparece ao lado Leopoldo López, preso político e um dos principais oposicionistas ao regime

Por Exame 30/04/2019 08h08
Guaidó diz que recebeu apoio de militares e ameaça depor Maduro
Guaidó diz que recebeu apoio de militares e ameaça depor Maduro - Foto: Manaure Quintero/Reuters

Na manhã desta terça-feira (30), Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional e presidente interino autoproclamado da Venezuela, fez uma série de tuites afirmando que alguns militares passaram a apoiá-lo para depor Nicolás Maduro da presidência do país. “Hoje, os soldados valentes, os patriotas, os valentes homens apegados à nossa constituição atenderam ao nosso chamado […] O primeiro de maio começa hoje. Hoje acaba a usurpação”, diz Guaidó em um vídeo gravado ao lado de militares venezuelanos.

No vídeo também está Leopoldo López, preso político que estava em prisão domiciliar. Ele foi libertado por conta de um “indulto presidencial” de Guaidó, segundo confirmou o pai de López em declarações telefônicas de Boston (EUA) à AFP. 

Em outras publicações, Guaidó chama o povo para ir às ruas para “recuperar a liberdade” do país. “Povo da Venezuela, começou o o início do fim da usurpação. Neste momento estou com as principais unidades militares das nossas Forças Armadas para dar início a fase final da Operação Liberdade”, foi o primeiro tuite feito pelo venezuelano. “As Forças Armadas nacionais tomaram a decisão correta e têm o apoio do povo venezuelano, respeitando nossa constituição, com a garantia de que estarão do lado certo da história”, completou .