Educação

Ifal Arapiraca oferta 80 vagas para cursos técnicos de Logística e Eletroeletrônica

Inscrições podem ser feitas até dia 19 de maio

Por Notícias ao Minuto 29/04/2019 17h05
Ifal Arapiraca oferta 80 vagas para cursos técnicos de Logística e Eletroeletrônica
Campus Ifal Arapiraca - Foto: Reprodução

Estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção 2019.2 do Instituto Federal de Alagoas - Ifal. Em Arapiraca, são ofertadas 40 vagas no curso técnico subsequente de Logística e 40 vagas no curso técnico subsequente de Eletroeletrônica. As duas turmas são no período noturno.

O certame vai selecionar estudantes com ensino médio completo ou prestes a concluí-lo para ingressar em cursos técnicos de diversas áreas ofertados pela instituição. É necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula. Ao todo, o Ifal oferta 788 vagas nos campi, entre ampla concorrência e cotas, distribuídas nas cidades de Maceió, Satuba, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Viçosa, Arapiraca, Penedo, Rio Largo e Coruripe.

Para candidatar-se, é necessário acessar o endereço eletrônico exame.ifal.edu.br, preencher o requerimento de inscrição e pagar a taxa no valor de R$50,00 (cinquenta reais). Candidatos com baixa renda ou que concluíram ou ainda que estejam concluindo o ensino médio na rede pública de ensino têm direito à isenção da taxa de matrícula, que pode ser requerida até o dia 13 de maio, segundo as instruções do edital.

A prova está marcada para o dia 9 de junho, na cidade onde os candidatos vão disputar as vagas. Os portões do local do exame serão fechados às 8h30, por isso, é preciso chegar antes das 8h30. Também é necessário levar caneta esferográfica preta ou azul-escura e documento de identificação oficial com foto. O exame aplicado conterá 40 questões de múltipla escolha, 20 correspondentes à Matemática e 20 correspondentes à Língua Portuguesa.

A relação dos classificados será publicada em até 30 dias úteis após o prazo para recursos relativos às questões da prova objetiva. O calendário de matrículas será divulgado após o resultado final, mas a documentação necessária já está especificada no edital.

Acesse aqui o edital do Exame de Seleção 2019.2.

Eletroeletrônica

O profissional formado pelo curso técnico em Eletroeletrônica é responsável por planejar e executar a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais. Ele também projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletroeletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. Inspeciona componentes, produtos, serviços e atividades de profissionais da área de eletroeletrônica.

Quem tiver o curso técnico pode atuar em empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas eletroeletrônicos. Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção. Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos eletroeletrônicos. Indústrias de transformação e extrativa em geral.

Logística

O curso técnico de Logística vai capacitar os alunos para realizar procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos. Agendar programa de manutenção de máquinas e equipamentos. Supervisionar processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Além disso, o profissional também estará preparado para prestar serviços de atendimento aos clientes.