Economia

[Vídeo] Prefeitura de Arapiraca descumpre recomendação e Adeal suspende a feira de gado no município

Prefeitura já tinha sido notificada sobre as precárias condições do local 

Por 7 Segundos 29/04/2019 13h01
[Vídeo] Prefeitura de Arapiraca descumpre recomendação e Adeal suspende a feira de gado no município
Comerciantes de animais ficaram insatisfeitos com decisão da Adeal - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

Os comerciantes de animais tiveram uma ingrata surpresa, na manhã desta segunda (29) na feira de Gado em Arapiraca. Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adeal) afirmaram que o comércio de animais vivos está suspenso até que o local seja submetido às adequações necessárias. Segundo informações, os técnicos teriam afirmado ainda que os pecuaristas e negociantes de gado levarem animais para a feira, na próxima segunda, serão punidos com multa.

"Como é que a gente tem que pagar pelo que os outros fizeram ou deixaram de fazer? Não entendo essa lógica. A gente está tentando ganhar nosso dinheiro honestamente e simplesmente suspendem a feira por causa de um problema que não é nosso? Tinham que arrumar uma solução que não prejudicasse a gente", afirmou o negociante Dalton Leon Nunes Teixeira.

A feira de gado de Arapiraca, apesar de não estar entre as mais importantes feiras de animais de Alagoas movimenta uma quantidade razoável de animais, entre gado bovino, suino e caprino de corte, além de equinos. De acordo com Dalton Teixeira, assim como ele, muitos negociantes levam animais também para feiras de gado em outros municípios, mas o cancelamento da feira em Arapiraca significa um prejuízo considerável.

"O pessoal da Adeal avisou que a feira está imprópria, que precisa de adequações. Mas eu não entendo esse linguajar, muitos não entenderam. Eles disseram que quem trouxer gado na próxima semana vai levar multa. Todos ficaram revoltados porque simplesmente estão tirando nosso direito de trabalhar. Eu mesmo faço questão de levar animal na segunda, se receber multa, vou usar para protestar", afirmou.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Adceal que enviou a seguinte nota: 

A Adeal informa que realizou a interdição da Feira de Animais de Arapiraca, após notificar a Prefeitura do município sobre as precárias condições encontradas no local. 

A prefeitura de Arapiraca já havia sido foi informada que o espaço estaria interditado a partir desta segunda-feira (29), onde se comprometeu a tomar medidas para melhoria do local e garantiu que outras já estariam sendo providenciadas. Porém, conforme verificado pelos fiscais da Adeal, o espaço ainda encontra-se com péssimas condições de trabalho para os técnicos do órgão, o que dificulta a atividade de fiscalização no evento, bem como gera um transtorno para os comerciantes e não oferece as mínimas condições de bem estar animal. Uma situação inadmissível para os fiscais agropecuários, segundo o diretor-presidente da Adeal, Carlos Mendonça Neto, que garantiu que não vai permitir que os servidores continuem trabalhando desta maneira.

Foi disponibilizado um novo espaço de funcionamento do serviço de fiscalização, para a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA).

A Adeal informa que a Feira de Animais de Arapiraca continua interditada até que a prefeitura regularize a situação.