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Transportador desiste de locar ônibus à prefeitura de Arapiraca por falta de pagamento

Veículos serão vendidos para reduzir prejuízo do investimento de mais de R$ 300 mil

Por 7 Segundos 26/04/2019 18h06
Transportador desiste de locar ônibus à prefeitura de Arapiraca por falta de pagamento
Ônibus que deveriam levar estudantes para Palmeira dos Índios estão parados na garagem de Branco e serão colocados à venda - Foto: Cortesia

O proprietário de três ônibus que levam estudantes de Arapiraca para a Ufal e o Ifal em Palmeira dos Índios tomou uma medida drástica porque a prefeitura de Arapiraca não está efetuando os pagamentos pela locação dos veículos. Após paralisar as atividades, na última quarta-feira, o transportador Alexandre José da Silva, conhecido como Branco, desistiu de manter o serviço e pretende vender os ônibus para tentar recuperar parte do prejuízo.

"Investi mais de R$ 300 mil em três ônibus, para atender as exigências da prefeitura, que cobrou que os ônibus fossem de 2008, que tivesse cinto de segurança. Fiz tudo isso porque a prefeitura prometeu que pagaria R$ 4 mil e 500 pela locação de cada ônibus. Só que eles não pagaram e agora estão dizendo que o o valor vai ser muito menor que isso. Então não vai mais valer à pena manter os veículos circulando. Vou vender para tentar recuperar parte do que gastei", afirmou Branco.

A difícil situação dele não é isolada. Os outros transportadores que têm veículos locados para fazer o percurso estão na mesma situação. Motoristas que procuraram o Portal 7Segundos nos últimos dias relataram que, além de descumprir o acordo do reajuste da locação dos ônibus, nenhum pagamento foi efetuado nos últimos três meses. "Está complicado demais porque a gente teve que fazer empréstimo para trocar os veículos e, sem os pagamentos, fica difícil pagar as parcelas. No começo do ano eles prometeram uma coisa para a gente, agora querem fazer diferente, para prejudicar a gente", afirma outro transportador, que pediu para ter o nome mantido sob sigilo. 

Segundo ele, uma reunião ocorrida na manhã desta sexta (26) entre as cooperativas que reúnem os transportadores e a Secretaria Munipal de Gestão Pública, deixou os motoristas ainda mais desanimados. "Saímos de lá sem ter sequer a certeza do valor que iremos receber. Eles querem pagar por diária, se tiver algum dia na semana que não tiver aula, o valor e o combustível é descontado. Não vai ter o aumento que eles nos prometeram quando fizeram a exigência de trocar os ônibus", relatou.

Até o começo da semana, dez ônibus eram locados, por meio de cooperativa, para fazer o transporte dos alunos de Arapiraca até a Ufal e o Ifal em Palmeira dos Índios, em um modelo de contratação diferente dos ônibus escolares conhecidos como amarelinhos. Os veículos saem de diferentes pontos da cidade e recebem, semanalmente 250 litros de combustível para transportar os estudantes de segunda à sexta. Com a saída dos três ônibus que pertencem ao Alexandre Branco, é possível que os outros sete precisem circular acima da lotação para não deixar nenhum aluno para trás.

"Para mim, não existe mais conversa com o município. Se eles se recusam a cumprir o prometido, não tem como dar voto de confiança. Todo esse tempo sem receber nenhum centavo da prefeitura, continuei pagando em dias os motoristas, mantive os ônibus circulando até a terça-feira. Agora não dá mais", afirmou Branco.

A prefeitura de Arapiraca foi procurada pela reportagem e se manifestou sobre o assunto por meio de nota:

Nota - prefeitura de arapiraca

A prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Gestão Pública, informa que a denúncia de que o pagamento para a cooperativa está atrasado há três meses é improcedente. Segundo a pasta, apenas o mês de março está pendente, mas adianta que o processo já foi encaminhado para empenho e deve ser pago na próxima semana.

Outra inverdade é a informação de que a cooperativa não possui contrato com o município. De acordo com a pasta, o contrato feito com a cooperativa venceu e, para não haver a paralisação do serviço, foi realizado um novo contrato emergencial, que é o que está em vigor no momento. Vale ressaltar, entretanto, que um nova licitação está em andamento, aguardando os trâmites finais.

Sobre as adequações dos veículos, a Secretaria de Gestão Pública informa que não foi uma solicitação do município, mas uma exigência do detran, através de instrução normativa. Com relação ao aumento nos repasses para a cooperativa, a ação depende da licitação que está em andamento.