Educação

Ifal Arapiraca abrirá novas turmas de duas especializações

Campus oferta 60 vagas para a pós-graduação

Por Assessoria 25/04/2019 15h03
Ifal Arapiraca abrirá novas turmas de duas especializações
Campus Ifal Arapiraca - Foto: Reprodução

Quem terminou a graduação tem a oportunidade de continuar os estudos com as pós-graduações lato sensu do Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. As inscrições para a especialização em Ensino das Ciências e Matemática começam nesta quarta-feira, 24. Já as inscrições para a especialização em Linguagem e Práticas Sociais podem ser feitas a partir do dia 2 de maio.

O edital de Ensino das Ciências e Matemática oferta 20 vagas remanescentes da primeira seleção. São dez vagas para profissionais em exercício da rede pública de ensino básico (estadual ou municipal); uma vaga para servidor do Ifal; quatro vagas para negras/os, pardas/os, quilombolas e indígenas; uma vaga para pessoa com deficiência; e quatro vagas para a ampla concorrência. Esse número da ampla concorrência pode ser maior caso as vagas ofertadas para servidores da rede pública e servidores do Ifal não sejam ocupadas.

Podem participar da seleção quem possui o diploma de graduação ou o certificado/declaração de conclusão do curso em Pedagogia ou licenciatura nas áreas de Matemática, Biologia, Química ou Física.

As inscrições vão até o dia 30 de abril, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h no Campus Arapiraca, que fica na rodovia estadual AL-110, 4805, bairro Deputado Nezinho (perto da Polícia Rodoviária, no sentido de Taquarana).

O processo de seleção começa com a prova dissertativa, que está marcada para o dia 4 de maio, das 9h às 12h, no Campus Arapiraca. Os candidatos precisam chegar antes das 9h, horário de fechamento dos portões da instituição. O conteúdo a ser estudado pelo candidato ou candidata está no anexo II do edital.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 15 de maio e as matrículas e o início das aulas estão marcados para o dia 18 de maio.

Confira o edital! - https://www2.ifal.edu.br/campus/site/campus_arapiraca/ensino-1/pos-graduacao/ensino-das-ciencias-e-matematica/edital-2019/edital-eecm-2019-2a-selecao.pdf

 

Linguagem e Práticas Sociais

Essa especialização é voltada para os graduados em Letras, Artes ou Pedagogia. As inscrições começam no dia 2 de maio e podem ser feitas até o dia 24 de maio.

De acordo com o edital, são ofertadas 40 vagas – 20 são destinadas a profissionais que atuam na rede pública de ensino básico (estadual ou municipal); duas são para servidores do Ifal, oito são para negras/os, pardas/os, quilombolas e indígenas; duas são para pessoas com deficiência; e oito são para a ampla concorrência. Esse número da ampla concorrência pode ser maior caso as vagas ofertadas para servidores da rede pública e servidores do Ifal não sejam ocupadas.

As inscrições devem ser feitas na recepção do campus, das 8h às 12h ou das 14h às 17h. O formulário de inscrição e a documentação necessária estão no edital da especialização.

O processo de seleção será feito em duas etapas. A prova dissertativa, com os assuntos disponibilizados no edital, está marcada para o dia 8 de junho. Depois é feita a análise dos currículos dos participantes da seleção. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 12 de julho e o início das aulas para o dia 10 de agosto.

Esta é a segunda turma da especialização de Linguagem e Práticas Sociais do campus. O objetivo é promover a formação continuada de profissionais da educação básica, em especial os da rede pública de ensino, bem como garantir o fortalecimento das ações do Instituto Federal de Alagoas junto às comunidades onde ela/e se localiza, visando à melhoria da educação básica oferecida pelas redes municipais e estaduais de ensino.

Confira o edital! - https://www2.ifal.edu.br/campus/site/campus_arapiraca/ensino-1/pos-graduacao/linguagem-e-praticas-sociais/edital-pos-graduacao-linguagem-e-praticas-sociais-2019.pdf