Cidades

Empresa paralisa as obras de reforma nas arquibancadas do Fumeirão

Município alega que não há pendência na prestação de contas da obra

Por 7 Segundos 25/04/2019 13h01
Empresa paralisa as obras de reforma nas arquibancadas do Fumeirão
Construção de nova arquibancada, em substituição das metálicas, não começou - Foto: 7 Segundos

A expectativa de assistir o ASA de Arapiraca em uma arquibancada nova, mais firme para aguentar as emoções que o Alvinegro proporciona aos arapiraquenses, pode demorar mais que o esperado. As obras de reforma do Estádio Coaracy da Mata Fonseca, que deveriam estar à todo vapor, estão paradas. O Portal 7Segundos esteve no canteiro de obras e não havia nenhum operário no local.

A paralisação afeta o andamento da obra, que pode não ser concluída em janeiro de 2020, frustrando os torcedores que irão passar todo o campeonato da Série D viajando para assistir o ASA em estádios de outras cidades. 

A reforma do Fumeirão foi iniciada no dia 07 de janeiro, após uma pomposa solenidade de ordem de serviço comandada pelo prefeito Rogério Teófilo (PSDB). Com orçamento de R$ 3,5 milhões - a maior parte dele obtido por meio de emendas do deputado federal Marx Beltrão (PSD) - a obra tem como objetivo final revitalizar o estádio e aumentar a capacidade de público para 12.500 pessoas. 

O projeto prevê a construção de novas arquibancadas, novos banheiros, a construção de mais sete salas e 14 camarotes e a revistalização do Museu do ASA. 

O andamento da obra, no entanto, se perde em meio à burocracia. Segundo informações o dinheiro da obra está na Caixa, mas a liberação depende de medições e de prestação de contas que, por não terem sido feitas em tempo hábil, levaram a uma paralisação da obra. 

Após visita ao canteiro de obras, a reportagem do 7Segundos procurou a prefeitura de Arapiraca, que é responsável pela reforma do estádio, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Eles informaram que Rogério Teófilo está em Brasília, buscando dar celeridade ao processo de liberação  dos recursos para a obra e encaminhou a nota:

Nota

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Infraestrutura, explica que não existe pendência de prestação de contas do município, em relação a obra de reforma do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca. 

Vinícius Leite, secretário adjunto de Infraestrutura, explica que  a prestação de contas é realizada após as etapas:  de medição da obra, que é a apresentação da fase de execução à Caixa Econômica Federal, já realizada pelo município; a liberação do recurso federal, que ainda está sendo aguardado  repasse; e, por último,  a prestação de contas, que nesse caso, somente pode ser apresentada após as fases anteriores. 

Por tanto, neste momento, não existe pendência de prestação de contas da Prefeitura. Além disso, o prefeito Rogério Teófilo está em Brasília tentando dar celeridade à liberação de repasses federais, junto aos Ministérios.