Cultura

Festas Juninas: atraso em edital pode inviabilizar arraiais comunitários em Arapiraca

Comunidades já começam preparativos sem saber se contarão com patrocínio da prefeitura

Por 7Segundos 23/04/2019 12h12
Festas Juninas: atraso em edital pode inviabilizar arraiais comunitários em Arapiraca
Arraiais devem solicitar autorização à SMCCU até sexta-feira. - Foto: Ilustração

Faltando dois meses para as festas juninas, as comunidades tradicionais de Arapiraca já estão envolvidas nos preparativos dos arraiais comunitários, que fazem parte da programação oficial do município. Ensaios das quadrilhas e danças típicas estão a todo vapor e a organização já começa a trabalhar na decoração. A empolgação de preparar uma festa que envolve toda a comunidade só não é maior devido uma preocupação: até esta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Cultura ainda não divulgou o edital para os arraiais comunitários.

"Estamos ensaiando, começando a fazer as bandeirinhas e a buscar o apoio dos comerciantes locais. Tem muita gente envolvida, mas sem receber o recurso da prefeitura, nossa festa não será viável", afirma o presidente da Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão, Netinho Cavalcante, que organiza do Arraiá Gonzagão, que ficou em terceiro lugar no concurso de arraiais promovido pela prefeitura de Arapiraca nos últimos anos.

De acordo com Netinho Cavalcante, nos anos anteriores, a prefeitura costumava lançar o edital para os arraiais no mês de abril e, ainda assim, o recurso municipal chegava apenas em cima da hora ou até mesmo depois que a festa havia sido realizada. "É um processo demorado. Tem o prazo de inscrição, a apresentação do projeto, aí sai a primeira lista dos arraiais aprovados, abre prazo para recurso, é feito o contrato e só depois é que o recurso é liberado", afirmou.

O organizador afirma que o Arraiá Gonzagão, que chega este ano à sétima edição, no formato atual, reúne vários arraiais que antes disso eram organizados entre vizinhos, para que os moradores se confraternizassem e comemorassem o período junino. "Nossa comunidade tem uma tradição forte e, antes desse formato que adotamos nos últimos sete anos, as pessoas já se reuníam para festejar o período", contou.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, os editais do São João de Arapiraca 2019 já foram redigidos e estão, no momento, em análise na Coordenadoria de Licitações do Município.Além do edital das comunidades, como em todos os anos, haverá edital de trios pé de serra e de quadrilhas estilizadas, por exemplo.