Mundo

Papa Francisco recebe busto de Ayrton Senna e reconhece piloto

Francisco agradeceu pelo presente, que vai fazer parte do acervo do Vaticano

Por UOL 20/04/2019 11h11
Papa Francisco recebe busto de Ayrton Senna e reconhece piloto
Papa Francisco agradece presente da família Senna - Foto: HO/AFP

A família Senna viveu um dia muito especial na última quarta-feira (17). Bianca Senna Lalli, sobrinha de Ayrton Senna, esteve no Vaticano e entregou ao papa Francisco um busto retratando o ex-piloto. A obra, que levava o nome de "Meu Ayrton", foi feita por Paula Senna Lalli, irmã de Bianca, sob encomenda de Neyde Senna, avó das duas e justamente a mãe do tricampeão de Fórmula 1.

O fato teve um significado forte para os familiares de Ayrton. Não só porque a morte do piloto completa 25 anos no dia 1º de maio, como também pela religiosidade que a família carrega - a entrega ao papa foi feita justamente na Semana Santa. E para Bianca, o gesto foi muito simbólico também junto aos fãs.

"O Ayrton, apesar de não estar aqui há 25 anos, é uma memória muito ativa nas pessoas. Uma memória emocional muito grande - não só no brasileiro, mas no mundo. Quando acontece um evento desses, de a gente poder entregar um busto que representa ele, uma representação bem parecida dele, e vê o tanto que as pessoas se emocionam, mandam recados, fazem posts, quanto a imprensa deu de espaço... A gente vê o quanto ele ainda está muito vivo na memória das pessoas, na vontade de poder participar desses 25 anos, dessa homenagem, dessa memória", contou Bianca, diretora do Instituto Ayrton Senna, em entrevista ao UOL Esporte.

A entrega ao papa foi intermediada pelo empresário Cláudio Giovanonni, amigo da família. Na quarta-feira, dia de uma audiência semanal na Praça São Pedro, Bianca esteve entre as milhares de pessoas presentes. No entanto, conseguiu um lugar próximo pontífice para a entrega - segundo ela, "era literalmente do lado de onde ele fazia o sermão".

"Tinha algumas pessoas que também iriam poder cumprimentar o papa, pedir bênção. Eu fui a última justamente porque tinha o busto e o capacete para entregar ao mesmo tempo. Os seguranças lá me ajudaram a segurar as peças, porque obviamente a gente não ia fazer o papa segurar - o busto era pesado, tinha 20 kg", contou Bianca.

"Ele estava de pé havia uma hora e meia, estava quente. E aí eu tinha que explicar para ele: mostrei o busto, o capacete. Ele entendeu melhor quando eu mostrei o capacete, que ele identificou", contou ela. "Expliquei que era uma obra da minha irmã, que queria deixar com ele, que era uma honra poder estar com ele e entregar essa obra para ele. Ele elogiou, falou que era muito bonita e agradeceu muito pelo presente."