Economia

Comerciantes querem, mas Zona Azul não sai do papel em Arapiraca

Amargando prejuízos com crise econômica, comércio sonha com medida que melhoraria movimento

Por 7Segundos 18/04/2019 18h06
Comerciantes querem, mas Zona Azul não sai do papel em Arapiraca
Comerciantes de Arapiraca defendem implantação de Zona Azul no Centro - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

Apesar ter sido aprovado pela Câmara de Vereadores em 2011,o projeto da Zona Azul no centro de Arapiraca não tem sequer previsão para sair do papel. A implantação do estacionamento rotativo, que foi promessa de campanha do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), poderia ajudar os estabelecimentos comerciais que há anos sofrem prejuízos com a crise econômica.

A Zona Azul corresponde a uma área, ou a um conjunto delas, onde o estacionamento é rotativo. As vagas regulamentadas geralmente são pagas - em algumas cidades onde o sistema funciona - por meio de aplicativos. O projeto original de Arapiraca previa a cobrança da taxa de estacionamento somente após um certo período de tolerência. A intenção era evitar que motoristas e motociclistas mantivessem seus veículos estacionados por longos períodos de tempo, uma vez que os locais de estacionamento permitido são reduzidos.

A medida pode não ser bem vista para quem costuma deixar o carro ou a moto estacionado o dia inteiro no comércio e não paga nada por isso. Mas, para os comerciantes a zona azul pode significar um aumento no faturamento. Os proprietários dos estabelecimentos comerciais ouvidos pelo 7Segundos afirmam que, atualmente, um dos motivos de os consumidores escolherem o shopping ao invés do comércio para fazerem compras são as vagas de estacionamento, tanto que vários estabelecimentos do Centro fazem parcerias com estacionamentos privados como uma forma de atrair os clientes.

"O cliente vem para comprar e não compra porque não tem onde estacionar", resume o comerciante Genivaldo Costa, entrevistado pela reportagem (veja o vídeo abaixo).

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca também se posicionou pela Zona Azul. A entidade chegou a encaminhar ofício se colocando à disposição para administrar as vagas rotativas no Centro, e até o momento aguarda posicionamento sobre a proposta. Para a CDL, se o projeto já tivesse sido colocado em prática, a situação do comércio poderia ser diferente hoje. "Como acreditamos na máxima americana 'no parking, no  vidinhas' [sem estacionamento, sem negócios], a zona azul poderia ter amenizado a crise que enfrentamos nos últimos dez anos", informou a entidade.

O projeto da Zona Azul está na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que estaria fazendo um "alinhamento" junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). "Na verdade, o que se quer é implantar o projeto com o do Centro Novo para atender as necessidades dos lojistas e comerciários também", informou a assessoria, que falou ainda sobre um possível impasse junto aos motociclistas que pode surgir com a implantação do estacionamento rotativo.

"Mesmo assim, a ideia da Zona Azul é a rotatividade. Isto é, gerar movimentação de pessoas para ir ao Centro e fazer suas compras no prazo estabelecido para estacionar o veículo e, com isso, impulsionar as vendas no comércio", declarou a assessoria.