Agreste

Girau do Ponciano é premiado em duas categorias na I Mostra Alagoas Aqui Tem SUS

O objetivo da I Mostra foi promover o intercâmbio de experiências municipais

Por Assessoria 18/04/2019 10h10
Girau do Ponciano é premiado em duas categorias na I Mostra Alagoas Aqui Tem SUS
Girau do Ponciano é premiado em duas categorias na I Mostra Alagoas Aqui Tem SUS - Foto: Assessoria

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), realizou na última sexta-feira (12) no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) a I Mostra Alagoas Aqui Tem SUS, com a participação de 36 municípios, os quais apresentaram mais de 220 trabalhos ao todo.

Representando Girau do Ponciano, a enfermeira Ana Maria Tenório Wanderley, apresentou o Programa Valorização da Melhor Idade – Benefícios das práticas integrativas e complementares no apoio da atenção à saúde do idoso, apresentação está que rendeu a representante girauense o 3º lugar e um prêmio financeiro para o município de R$ 6.000,00 (seis mil reais).

O objetivo da I Mostra foi promover o intercâmbio de experiências municipais, além de estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde. Outro proposito foi dar visibilidade às práticas na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios.

Também foram premiados com R$ 1.000,00 (um mil reais) os nove trabalhos selecionados para a 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS em Brasília durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece de 2 a 5 de julho em Brasília, entre eles o trabalho apresentando pelo Coordenador e Supervisor do Controle de Endemias, Dangelo dos Santos Silva, com o tema Enfrentamento as Arboviroses, que consiste em visitas quinzenais do Controle de Endemias a pontos estratégicos como, borracharias e cemitérios, em busca de criadouros de Aedes, uma vez que estes estabelecimentos possuem grande número de possíveis criadouros.

Paralelo a estas visitas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) fazem um trabalho, em parceria com o programa de Enfrentamento as Arboviroses, de promoção à educação em saúde, como forma de conscientizar a população que reside no entorno destes pontos estratégicos sobre como combater o Aedes Aegypti.

O Programa

Segundo a enfermeira Ana Maria, o Programa Valorização da Melhor Idade, que está em vigor desde setembro de 2017, já beneficiou cerca de 70 idosos de Girau do Ponciano com as maravilhas da medicina chinesa, com sessões de acupuntura, Hai Hua, ventosa terapia, entre outras técnicas.

O objetivo do programa é proporcionar uma melhor qualidade de vida, tendo em vista os processos naturais do envelhecimento. Em casos de patologias que precisam de tratamento, os profissionais de Atenção Básica encaminham os pacientes para o ambulatório de medicina tradicional chinesa, onde Ana Maria faz o diagnóstico energético e determina o número de sessões.

“Escuto relatos diários da melhora dos pacientes, seja no quadro de insônia, seja no quadro de dor, que são os casos mais comuns. Já atendi um senhor com sequelas de AVC, teve alta após 24 sessões e já estava dirigindo”. Afirmou Ana Maria.

Para a secretária de saúde do município, Gorete Santana, “além de bem-estar e saúde para a população idosa, o projeto traz economia para gestão que economiza no número de remédios que esses pacientes precisam tomar”.