Política

Câmara Municipal aprova projeto para o uso obrigatório do símbolo mundial do autismo

Placas de atendimento prioritário devem ser colocadas em estabelecimentos públicos

Por Assessoria 17/04/2019 07h07
Câmara Municipal aprova projeto para o uso obrigatório do símbolo mundial do autismo
Projeto é de autoria do vereador Ricardo Nezinho - Foto: Assessoria

Durante a sessão realizada na noite desta terça- feira (16), da Câmara Municipal de Arapiraca, presidida pelo vice- presidente Thiago ML, aprovou Projeto de Lei, de autoria do vereador Rogério Nezinho (MDB), que obriga os estabelecimentos públicos e privados de Arapiraca, a inserirem nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial do Autismo.

Em sua justificativa, Rogério Nezinho, destaca que o autista tem intolerância de espera e que não consegue permanecer por trinta minutos em uma fila, demonstrando claramente a sua inquietação.

De acordo o vereador, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

De 59 crianças nascidas, segundo Rogério Nezinho, uma tem o Transtorno do Espectro Autista.

O parlamentar disse que vai solicitar à administração municipal de Arapiraca, a realização de um censo para saber quantos autistas tem no município, porque esse número aumenta a cada dia.

O parlamentar, concluiu afirmando que entidades como APAE, Complexo Multidisciplinar Tarciso Freire, Pestalozzi e Trate oferecem assistência aos autistas.

Ele denunciou que o Trate – órgão ligado à Secretária Municipal de Saúde, dispõe de psicólogos especializados no Trate o atendimento dos autistas. “Vou continuar cobrando a contratação profissionais e outras melhorias para o Trate”, concluiu Nezinho.