Brasil

Emmanuel Macron promete reconstruir Notre-Dame em até 5 anos

Templo é considerado um dos maiores símbolos de Paris

Por G1 16/04/2019 16h04
Emmanuel Macron promete reconstruir Notre-Dame em até 5 anos
Altar da Catedral de Notre-Dame, em Paris, é fotografado nesta terça-feira (16) em meio aos destroços deixados pelo incêndio - Foto: Ludovic Marin / AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, voltou a prometer nesta terça-feira (16) a reconstrução em até cinco anos da Catedral de Notre-Dame, após o incêndio que a destruiu parcialmente. "Nós vamos reconstruí-la, e vai ser ainda mais bonita", afirmou, em discurso na televisão. O templo é considerado um dos maiores símbolos de Paris, a capital francesa.

"Ao longo de nossa história, nós construímos cidades, portos e igrejas. Muito foi destruído, e sempre nós reconstruímos", disse o presidente francês.

Macron também parabenizou os trabalhos das equipes de resgate. "Cada um fez o que pode, cada um em seu lugar, cada um com o seu papel", acrescentou.

"Eu enfatizo a vocês: nós somos este povo de construtores. Temos muito a reconstruir", disse Macron.

É o segundo discurso de Macron desde o incêndio na Notre-Dame. Enquanto as equipes ainda tentavam apagar o fogo, na segunda-feira, o presidente foi até a praça em frente à catedral, e prometeu uma campanha internacional para reconstruir a igreja

Pacote de medidas adiado

Diferentemente do programado, Macron não anunciou nenhuma medida para apaziguar as tensões levantadas pelos protestos dos coletes amarelos, iniciados no ano passado.

O discurso desta terça-feira, de acordo com a imprensa francesa, serviria para o presidente fazer o balanço após meses de "grande debate nacional" – projeto de diálogo do governo francês para atender algumas das reivindicações dos manifestantes.

"Eu voltarei a falar com vocês, como prometi, nos próximos dias", disse, "mas o momento não chegou".

Macron não informou uma data de quando voltará a falar sobre as medidas.