Cultura

Paixão de Cristo volta a ser encenada no Morro da Massaranduba, em Arapiraca

Palmeira dos Índios e Junqueiro também terão apresentações religiosas

Por 7Segundos 12/04/2019 19h07
Paixão de Cristo volta a ser encenada no Morro da Massaranduba, em Arapiraca
Cia FAD retoma encenação da Paixão de Cristo no Morro da Massaranduba - Foto: Divulgação

Oito anos depois da última apresentação da Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca, o espetáculo volta a ser encenado no local pela Companhia Força Arte Determinação (Cia FAD), que nos últimos anos organizava o espetáculo que mostra a crucificação e ressurreição de Cristo na comunidade de Baixa Grande. O grupo irá realizar uma única apresentação, às 19h, no local que agora é conhecido como Santuário da Santa Cruz. A entrada será um quilo de alimento  não perecível. A arrecadação será doada para famílias carentes.

A encenação da Paixão de Cristo é tradição na Semana Santa também em outros municípios do interior. Além de montagens feitas nas igrejas, nos municípios de Palmeira dos Índios e Junqueiro, as montagens teatrais atraem moradores locais e de municípios vizinhos.

Em Arapiraca , a retomada da encenação na Massaranduba esta relacionada ao cancelamento do espetáculo da Cidade de Maria, em Craíbas. Produtores e parte do elenco de lá passam a integrar o grupo de 200 pessoas que trabalha na montagem da peça em Arapiraca, que fazia parte da programação tradicional da Sexta-feira Santa da cidade até o começo dos anos 2010.

"A Cia FAD era um grupo de jovens que já vinha fazendo a Paixão de Cristo e começou de maneira mais amadora. Como não teremos o espetáculo da Cidade de Maria, eles tiveram a ideia de reativar o espetáculo na Massaranduba. Temos as mesmas dificuldades de encontrar apoio, mas como se trata de uma produção menor em termos proporcionais, tornou-se possível fazer", declarou o produtor cultural Marcos Cordeiro, que está na organização do espetáculo.

A encenação irá utilizar cenários naturais e a fachada do Santuário da Santa Cruz e todos os que estão na produção e execução do projeto estão trabalhando voluntariamente. "Por uma questão de custo, os mesmos cenários serão utilizados em três fases e vamos ver qual vai ser a aceitação do público na volta desse espetáculo, até porque o que a companhia fez foi transferir o espetáculo, que era pequeno, para o Santuário", declarou.

"Jesus, Rei dos Judeus"

Em Palmeira dos Índios, a encenação da Companhia de Teatro Humanacena é intitulada "Jesus, Rei dos Judeus", e será apresentada entre os dias 18 e 20 de abril no alto da Serra do Goiti. O espetáculo é gratuito e começa a partir das 19h30.

A encenção conta, este ano, com uma nova produção, dirigida por Alberto do Carmo, e realizada em parceria com a prefeitura, que irá montar nova estrutura de som e luz, além de novos cenários e figurinos. "Estamos nos esforçando para proporcionar ao grande público uma experiência emocionante, com um novo elenco, nova produção e direção”, disse o diretor.

O novo elenco é composto por  Paulo Caetano, no papel de Jesus; Jennifer Torres, no papel de Maria; Alex Ricardo representará Herodes e Carlos Junior, o Judas. No total, serão 140 atores envolvidos diretamente com a apresentação, e 4 novos cenários, que serão montados no entorno do Cristo Redentor, no alto da Serra do Goiti, um dos cartões postais de Palmeira dos Índios.

Em Junqueiro, a Paixão de Cristo é encenada no teatro a céu aberto Lulu Barbosa. Até o fechamento da matéria, a produção do espetáculo não havia enviado maiores informações.

Serviço

Paixão de Cristo em Arapiraca
Local: Santuário da Santa Cruz, no Morro da Massaranduba
Dia/Horário: 19 de abril/19h
Entrada: um quilo de alimento não perecível

Paixão de Cristo em Palmeira dos Índios
Local: alto da Serra do Goiti
Dias/Horário: de 18 a 20 de abril/19h30
Entrada: gratuita