Justiça

Audiência do MPE em Arapiraca: Saúde, Educação e Combate à Corrupção foram prioridades

Reunião ocorrida na quinta (11) contou com a participação de vários segmentos da sociedade

Por Assessoria e 7Segundos 12/04/2019 12h12
Audiência do MPE em Arapiraca: Saúde, Educação e Combate à Corrupção foram prioridades
Audiência do MPE foi realizada quinta (11) em Arapiraca - Foto: Ascom MPE

A terceira audiência pública "O Ministério Público quer ouvir você", realizada na quinta-feira (11), em Arapiraca, contou com a presença de vários segmentos da sociedade civil, que definiram temas como Saúde, Educação, Meio Ambiente e combate à corrupção que merecem receber maior atenção de procuradores e promotores de justiça.

Na reunião, que aconteceu na sede do Ministétrio Público Estadual em Arapiraca, o vereador Fabiano Leão (MDB), presidente da Uveal, reclamou dos problemas de abastecimento de água em Arapiraca. "A cidade está enfrentando, já há algum tempo, um grande problema de falta de água e já pedimos, por diversas vezes, explicações à Casal. Não dá mais para ficarmos comprando água ou armazenando a água da chuva de maneira errada, correndo o risco de contrair algumas doenças. Se o Ministério Público puder interver nisso, será muito bom. Arapiraca também está deficiente quanto ao saneamento básico, um problema que atinge diretamente a saúde da população”, reclamou.

A vereadora Aurélia Fernandes (PSB) pediu atenção dos promotores de justiça em relação ao Meio Ambiente. "A cidade está entregue ao lixo, mas as praças estão floridas. Isso é incoerente", declarou, reforçando que a deficiência na coleta de lixo, além de prejudicar a aparência das ruas, pode provocar problemas de saúde.

Também usaram da palavra Jailton José dos Santos, que denunciou que os dois postos de sáude em áras mais populosas da cidade estão com deficiências de profissionais e medicamentos; e a professora da Uneal Nadja Peixoto. Ela estava acompanhada de um grupo de alunos do curso de Contabilidade e pediu mais atenção para Educação e combate à corrupção. Ela disse ter solicitado aos alunos pesquisa nos portais da transparência nas prefeituras alagoanas e os dados procurados não foram encontrados em muitas delas. "Essa deficiência impede o controle social e, por consequência, a prática da corrupção, uma vez que a prestação de contas não está sendo realizada como manda a Lei de Acesso à Informação”, argumentou.

As audiências do "O Ministério Público quer ouvir você", faz parte do Plano Geral de Atuação (PGA), que é desenvolvido pelo MPE a cada triênio. Para o período de 2020 a 2022, foram realizadas audiências públicas em Maceió, Santana do Ipanema e Arapiraca. O objetivo foi ouvir da população quais as áreas de atuação deve receber maior atenção dos promotores de justiça nesse período. 

Na reunião em Arapiraca, o procurador de justiça Geraldo Magela, representou o chefe do MPE/AL, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e destacou que essa foi a segunda vez em sua história que o Ministério Público decide consultar a população antes de traçar seu planejamento estratégico“Essas audiências mostram que somos um Ministério Público moderno e aberto ao diálogo. Como o próprio nome já diz, o Ministério Público quer ouvir você, cidadão, para saber como podemos ajudá-lo. O que lhe angustia em seus direitos desrespeitados? A que você quer que o Ministério Público dê prioridade? Nossa intenção é saber disso e, a partir daí, buscar as formas de tentar resolver as demandas”, explicou ele.