Cultura

Atriz apresenta monólogo emocionante sobre autismo na Casa da Cultura em Arapiraca

Dayane Teles apresenta o "mundo azul" vivido pelas pessoas com essa condição

Por Patrícia Bastos 11/04/2019 11h11
Atriz apresenta monólogo emocionante sobre autismo na Casa da Cultura em Arapiraca
Dayane Teles mostra, de maneira sensível e visceral, o que é conviver com transtorno autista - Foto: Divulgação

O diagnóstico de autismo costuma pegar as famílias de surpresa e apesar do maior acesso à informação e da quantidade maior de terapias, muitas mães e pais ainda ficam presos aos rótulos do transtorno neurológico. Vivenciando pessoalmente essa situação, a artista arapiraquense Dayane Teles traz de volta a Arapiraca o monólogo "Le Monde Bleu - O Mundo Azul", que imerge nesse mundo e se coloca no lugar da pessoa autista.

"É um espetáculo emocionante, que já apresentamos várias vezes mas que continua a emocionar. Muitas vezes, ao final do monólogo, mães vem chorando dizer que viu seu filho representado", afirma Dayane Teles.

Nesta sexta-feira (12), o "Le Monde Bleu" será apresentado na Casa da Cultura, a partir das 20h, com a entrada a R$ 20 e a classificação livre. 

Sozinha no palco, a artista vai além de sua experiência de mãe de "anjo azul", como as crianças com autismo costumam ser chamadas,  e retrata os diferentes níveis do transtorno, até mesmo os mais severos, que geralmente são pouco representados artisticamente.

"A primeira vez que ouvi falar em autismo foi no filme Rain Man, do Ton Cruise, e não sabia que meu filho tinha autismo, até que a diretora da escola me chamou para conversar e disse que suspeitava que meu filho fosse autista. Levei alguns minutos para digerir a informação e passei a me informar sobre o tema e a buscar tratamento. O monólogo foi construído a partir das coisas que vi nos locais em que levo meu filho, onde é possível encontrar casos muito severos, que a gente não costuma ver representado. O autismo não é o fim do mundo, mas a evolução da criança depende mundo da forma como você aceita", declarou.

O Le Monde Bleu é encenado desde o ano passado e já passou por Maceió, fez parte da programação do Mês do Autismo em Pão de Açúcar e esteve em outros municípios antes de retornar para Arapiraca nesta sexta-feira. O espetáculo também está inscrito em festivais de teatro e em editais culturais. 

Serviço: Monólogo "Le Monde Bleu - Mundo Azul"
Dia/horário: 12 de abril, às 20h
Local: Casa da Cultura de Arapiraca
Entrada: R$ 20
Classificação: livre