Política

Vereador de Junqueiro usa rede social para denunciar atuação do Conisul

Prefeitura rebateu críticas feitas por Kiko Pereira (MDB) e apontou avanços

Por 7 Segundos 09/04/2019 13h01
Vereador de Junqueiro usa rede social para denunciar atuação do Conisul
Kiko Pereira, presidente da Câmara de Junqueiro - Foto: Reprodução

O presidente da Câmara de Vereadores de Junqueiro, Marcos André de Jesus Pereira (MDB), mais conhecido como Kiko Pereira, pretende convocar as secretarias de Saúde e de Educação do município para prestar esclarecimentos sobre a atuação do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas, o Conisul, que de acordo com ele, seria responsável por várias deficiências no município.

Por meio de uma rede social, na segunda-feira (8), Kiko Pereira afirmou que pretende também levar as denúncias ao Ministério Público Estadual. Segundo ele, postos de saúde foram fechados provocando superlotação no hospital da cidade e faltam medicamentos. Na área da educação, carteiras e kits escolares que estavam sendo adquiridos por meio do Conisul nunca teriam chegado ao município.

"Minha gente, já estamos no mês de abril, dia 8,  se analisar já tem quatro meses dessa novela e a nossa Saúde está um caos. No hospital, todo mundo vê que tem um monte de gente nos corredores e 80% dos postos de saúde estão fechados. Temos fotos e tudo para provar isso", afirmou. O vereador também fez referência a um paciente do município, identificado como "Claudemir", que estaria esperando a realização de exames desde julho do ano passado e que teria ido em busca de tratamento em Pernambuco.

O presidente do Legislativo, que se posicionou contra a entrada de Junqueiro no Conisul, que atualmente engloba 51 municípios de Alagoas, chamou a responsabilidade dos junqueirenses, que chegaram a fazer um protesto reivindicando que a Câmara de Vereadores aprovasse a entrada de Junqueiro no consórcio.

"Tentaram colocar a população contra a gente. Ainda tentamos deixar só a Saúde [no Conisul], mas queriam a Educação também, porque teriam uma grande perda se não participasse. Disseram que no dia 2 o município participaria de uma licitação de não sei quantas mil carteiras, de não sei quantos mil fardamentos escolares, que o Conisul iria resolver tudo isso", declarou.

Nas declarações, divulgadas por um aplicativo de troca de mensagens, as críticas chegam até a administração do prefeito Carlos Augusto, que foi cobrado pelo parlamentar. "Saia desse Instagram, prefeito. Mostra estrada que acha que está fazendo e, no mesmo dia, um ônibus ficou atravessado nela. Saia dessa fake news que está fazendo para a população junqueirense", declarou Kiko Pereira.

O vereador também cobrou a realização de concurso público, que segundo ele, teria sido uma promessa de campanha do prefeito.

A prefeitura de Junqueiro se posicionou sobre as declarações feitas pelo vereador e encaminhou nota, que pode ser vista abaixo. O Conisul, que reúne 51 municípios alagoanos como consórciados ou conveniados e é presidido pela prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, também foi procurado para se posicionar sobre o caso. Até o fechamento da matéria, a nota do Consórcio não havia chegado à redação.

 

NOTA OFICIAL

Em consideração a verdade e ao respeito ao povo de Junqueiro resolvemos responder de forma oficial as acusações infundadas proferidas através de um áudio nas redes sociais pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores do município de Junqueiro. Quando o Nobre Vereador fala que a cidade de Junqueiro parou nos vem em nossa mente a impressão de que o mesmo não reside na cidade, uma vez que o município de Junqueiro avança em todas as áreas, inclusive na área da saúde.
Quanto a cobrança pela licitação para adquirir kits escolares ressaltamos que ontem fomos informados pelo Conisul que todo o processo licitatório, como é sabido por quem acompanha os mesmos ele é demorado, foi concluído para que fossem adquiridos os tão sonhados kits escolares para as cidades conveniadas que assim desejar adquirir. 
Os corredores do Hospital do município de Junqueiro continuam da mesma forma de sempre acolhendo a todos e se por acaso exista um número grande de pessoas, não é por falta de atendimentos ou profissionais para os mesmos. Nosso Hospital tem médicos plantonistas todos os dias inclusive com avanços como a implantação do atendimento por parte da enfermaria obstetrícia.
Falando exclusivamente do caso do Senhor Claudemir, que é relatado pelo Nobre vereador como abandono e descaso, ressaltamos que o mesmo fez diversos exames conseguidos pela Secretaria Municipal de Saúde no ano de 2018 para cuidar da patologia que acometia o mesmo e que  mediante algumas consultas realizadas fora detectada a necessidade, no dia 10/12/2018, de um outro exame que não fazia parte do quadro patológico que vinha sendo acompanhado, mas que apresentado essa necessidade por parte do profissional médico que o acompanhava, este exame fora providenciado pela equipe de marcação da Secretaria Municipal de Saúde e quando foi conseguido  a realização do mesmo, o senhor Claudemir não mais residia no município de Junqueiro e nem no estado de Alagoas. Ressaltamos ainda que o Conisul não possui serviços conveniados fora do Estado de Alagoas, sendo impossível o tratamento do mesmo no estado vizinho de Pernambuco através do Conisul, sendo necessário, caso haja essa vontade por parte do mesmo, que ele volte a residir no município para receber toda a assistência que já vinha sendo oferecida ao mesmo.
 Por fim ressaltamos que as publicações no Instagram pessoal do prefeito do município de Junqueiro é de exclusividade do mesmo e que ao fazer isso ele expressa a forma transparente como que governa o município de Junqueiro, mostrando o que realiza a sua Gestão. Caso alguém queira tirar a dúvida deverá fazer como o mesmo faz, visitar em loco todas as obras e ações realizadas pelo município de Junqueiro como por exemplo as estradas que continuam sendo recuperadas.
No tocante ao concurso público municipal o prefeito do município de Junqueiro Deixa claro que até sexta-feira enviará à Câmara  Municipal de Vereadores o projeto de lei para que  havendo aprovação do mesmo, seja realizado  o concurso público no município de Junqueiro

Junqueiro - AL, 09 de Abril de 2019

Nota do Consisul 

Nota de esclareciemento 

A propósito do pronunciamento do vereador Kiko Pereira, do município de Junqueiro, o Conisul vem a público afirmar que é um consórcio que promove compras compartilhadas de medicamentos, materiais hospitalares, odontológicos, materiais elétricos e de informática agrega atualmente 51 cidades, atuando com o objetivo de gerar economicidade, transparência e eficiência nas compras realizadas. Vale ressaltar que os municípios que fazem parte do Conisul registram economia média de 30% em relação aos itens que antes eram comprados pelas Prefeituras de forma individual.
Em junho de 2014, o Conisul fechou um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde para a realização de exames, consultas e cirurgias especializadas, feitas por meio de um repasse mensal, cujo valor é calculado pela Sesau por habitante. No segundo semestre de 2018, a Secretaria atrasou algumas das parcelas do convênio, situação que resultou na suspensão temporária dos serviços e na criação de uma fila de espera por procedimentos. 
Os repasses começaram a ser regularizados no final do mês de março e os prestadores já estão atendendo as demandas, com isso as secretarias de saúde de todos os municípios envolvidos estão enviando toda a demanda reprimida respeitando a urgência e o grau de complexidade dos pacientes que recorrem aos serviços de saúde de média e alta complexidade. 
Devido ao histórico de eficiência e transparência, em junho de 2018, o Conisul foi contemplado com o Programa Melhoria da Educação, iniciativa da Fundação Itaú Social, realizado pela Oficina Municipal. O programa tem como objetivo ampliar o acesso, a permanência e a aprendizagem dos alunos nas escolas, além de regionalizar o ensino. A iniciativa tem custo zero para os municípios. 
A partir da entrada no Programa Melhoria da Educação, o Conisul foi conhecer experiências de consórcios públicos pelo Brasil que trabalham com compras públicas para a educação, com o objetivo de, assim como é feito na saúde, promover a compra compartilhada de itens relacionados a educação. Em seu primeiro pregão, realizado este ano, o Consórcio está disponibilizando os kits escolares (e não equipamentos) para a compra, mais uma vez registrando valores abaixo de mercado. 
Ressaltamos nosso compromisso com a transparência no gasto com recursos públicos, na certeza de quem presta contas com os órgãos de fiscalização e controle, além de atender os anseios dos alagoanos, que sentem os impactos positivos do Consórcio de forma direta. Colocamo-nos à disposição para qualquer informação adicional.    
Maceió, 09 de abril de 2019