Polícia

Imagens do roubo a caixa eletrônico na prefeitura de Arapiraca são encaminhadas à PF

Assaltantes passaram mais de 2h dentro do Centro Administrativo e podem ter recebido "informações privilegiadas"

Por 7 Segundos 08/04/2019 11h11
Imagens do roubo a caixa eletrônico na prefeitura de Arapiraca são encaminhadas à PF
Grupo armado rende vigilantes e arrombam caixa eletrônico na Prefeitura de Arapiraca - Foto: Josival Menezes/ 7Segundos

Imagens das câmeras de segurança do Centro Administrativo de Arapiraca foram disponibilizadas à Polícia Federal, na manhã desta segunda-feira (8) para auxiliar nas investigações do arrombamento de um caixa eletrônico do Banco do Brasil, ocorrido na noite de domingo (7). De acordo com a assessoria da prefeitura, o secretário de Gestão Pública, Antônio Lenine, encaminhou as filmagens que podem ajudar na identificação dos criminosos.

Por conta do ataque, na manhã desta segunda, o Centro Administrativo ficou parcialmente interditado. Até a chegada dos peritos, toda a área onde ficam os caixas eletrônicos e o corredor que dá acesso às secretarias de Saúde, Educação e Esporte, Desenvolvimento Social, Fazenda e Procuradoria foram isolados. Somente após o trabalho da perícia é que o atendimento ao público deve retornar ao normal.

O assalto aconteceu na noite de domingo, pouco depois das 19h, no horário em que há troca de plantão dos vigilantes patrimoniais do Centro Administrativo. Três assaltantes, armados com revólver calibre 38, pularam a grade e renderam três vigias que estavam no local. Na opinião dos próprios trabalhadores, os criminosos demonstraram ter "informações privilegiadas". Os bandidos, que agiram de "cara limpa", sabiam que eles não estariam armados e, por conta disso, não se preocuparam em usar armas de grosso calibre, como geralmente acontece em assaltos a banco.

Os assaltantes renderam e amarraram os vigilantes e, em seguida, buscaram uma escada que havia no interior do prédio para deslocar as câmeras de segurança e depois foram até a cozinha pegar um botijão de gás para abastecer o maçarico utilizado para violar o caixa eletrônico. Os bandidos também demonstraram saber que apenas o caixa eletrônico do Banco do Brasil havia sido abastecido durante o fim de semana. Apesar da existência de outros quatro terminais eletrônicos da Caixa no hall de entrada, não houve tentativa de violá-los.

De acordo com informações, após arrombar a parte do cofre do caixa eletrônico, os assaltantes deixaram algumas notas de dinheiro para trás dentro do terminal. Eles passaram mais de duas horas dentro do Centro Administrativo, com os vigias como reféns, e fugiram do prédio da prefeitura em dois veículos que estavam estacionados nas proximidades, onde possivelmente havia mais pessoas dando cobertura à ação criminosa. 

O arrombamento do caixa eletrônico colocou Arapiraca no mapa dos assaltos a banco em Alagoas. O município, apesar do grande número de agências bancárias, não costuma ser alvo de ações criminosas desse tipo, que geralmente ocorrem em cidades em que há menor estrutura nas polícias Civil e Militar. Segundo informações do Sindicato dos Bancários, antes deste crime em Arapiraca, foram registrados apenas dois assaltos a banco em Alagoas em 2019. Os dois aconteceram no mesmo dia, 14 de fevereiro, no município de Porto Calvo. As agências bancárias do Banco do Brasil e Caixa foram explodidas pela mesma quadrilha, que espalhou grampos na pista durante a fuga, para impedir perseguição policial.

A prefeitura de Arapiraca, por meio da assessoria, encaminhou nota sobre o ocorrido, mas não informou se irá adotar medidas para reforçar a segurança patrimonial do Centro Administrativo:

 

NOTA - PREFEITURA DE ARAPIRACA

A Prefeitura de Arapiraca lamenta o crime ocorrido na noite deste domingo (7), em que criminosos fortemente armados invadiram o Centro Administrativo Municipal e arrombaram um caixa eletrônico no hall de entrada do prédio.

Felizmente os danos foram apenas materiais. Os seguranças patrimoniais que estavam no prédio durante a ação criminosa passam bem e estão recebendo total atenção por parte da Administração Municipal.

Vale salientar, entretanto, que Segurança Pública é uma responsabilidade do Governo do Estado, que precisa olhar com mais atenção para Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas.

Em breve a Prefeitura promoverá ações municipalizadas com o objetivo de ajudar o governo a combater à criminalidade em nossa cidade.