Geral

Girau do Ponciano realiza Conferência Municipal de Saúde

Evento ocorreu nesta quinta-feira (4), no Ginásio de Esportes Djalma Nunes

Por Assessoria 05/04/2019 17h05
Girau do Ponciano realiza Conferência Municipal de Saúde
Evento ocorreu nesta quinta-feira (4), no Ginásio de Esportes Djalma Nunes - Foto: Assessoria

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Girau do Ponciano realizaram nesta quinta-feira (04) no Ginásio de Esportes Djalma Nunes, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, para tratar da ampla discussão da sociedade e demais segmentos no tocante a elaboração de proposições para melhoria das ações e serviços de saúde ofertados a população girauense.

O tema deste ano foi Democracia e Saúde, trazendo um resgate a 8ª Conferência Nacional de Saúde de 1986 que cominou com a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Durante a conferência foram debatidas propostas, dentro dos eixos temáticos, que deverão constar no atual plano municipal de saúde, com destaque para as propostas de destinação em 10% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional para saúde pública; reorganização e regionalização do sistema hospitalar e melhoria e ampliação da rede de atenção à saúde mental. Também foi feita a eleição dos delegados que irão representar o município de Girau do Ponciano na 9ª Conferência Estadual de Saúde em Maceió.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde teve como palestrante o farmacêutico, especialista em vigilância da saúde e membro do COSEMS-AL (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas), Joelson Castro Lisboa Júnior, que falou, sobre tudo, dos desafios que os municípios enfrentam para o financiamento da saúde.

Na ocasião também foi realizada a 5ª Plenária de Saúde com o objetivo de eleger os novos membros do CMS para o biênio 2019-2021.