Meio ambiente

Cachalote é encontrada morta com 22 quilos de plásticos no estômago

Foram encontradas redes de pesca, sacolas de mercado, pacotes de detergente e outros tipos de material

Por Hardcore 04/04/2019 09h09
Cachalote é encontrada morta com 22 quilos de plásticos no estômago
Foram encontradas redes de pesca, sacolas de mercado, pacotes de detergente e outros tipos de material - Foto: Hardcore

Uma cachalote de aproximadamente oito metros foi encontrada morta na areia da praia de Porto Cervo, nas ilhas italianas da Sardenha. O animal encontrado na última quinta (28) tinha dentro de seu estômago aproximadamente 22 quilos de plástico, além de um filhote.

Luca Bittau, biólogo marinho do projeto SEAME Sardinia disse que no interior do animal havia redes de pesca, sacolas de mercado,pacotes de detergente e outros. Ele explicou também o efeito do plástico no organismo das baleias: “o plástico encheu mais de dois terços de seu estômago. Os nutrientes dos alimentos provavelmente nunca chegavam à corrente sanguínea, porque seus intestinos estavam bloqueados pelo emaranhado de lixo plástico, dando uma sensação de falso inchaço”.

Casos como esse estão se tornando cada vez mais recorrentes devido a quantidade de plástico que só aumenta no oceano. No mês passado, outra baleia foi encontrada com 40 quilos de plástico em seu intestino . De acordo com o World Wildlife Fund, essa é uma das cinco baleias que morreram por ingestão de plástico nos últimos dois anos.

O que mais preocupa os especialistas é o comportamento alimentar das baleias e como suas presas são semelhantes ao formato de alguns utensílios plásticos. “O plástico está dominando o fundo do oceano, onde as baleias e seus irmãos mais próximos vão comer. Eles mergulham profundamente, usando a ecolocalização para procurar por lulas, sua caça predileta. Mas uma sacola plástica ondulando nas profundezas das correntes oceânicas pode ser facilmente confundida com uma lula”, diz Bittau.

Os biólogos do SEAME ressaltam que cada escolha errada que a baleia faz contribui para o problema e, lentamente, seu estômago se enche com material letal. Apesar de todo o plástico em seu organismo, a causa da morte da baleia cachalote ainda não foi confirmada