Cidades

Professores contratados vão esperar 60 dias para receber primeiro salário

Admitidos pelo PSS no dia 7 de março só entram na folha de pagamento de abril

Por 7 Segundos 01/04/2019 11h11
Professores contratados vão esperar 60 dias para receber primeiro salário
Trabalhadores prometem manifestação em frente ao Centro Administrativo. - Foto: Prefeitura de Arapiraca

Professores contratados no último Processo Seletivo Seriado (PSS) da Educação de Arapiraca começaram a semana com uma ingrata surpresa. O primeiro salário, que eles esperavam receber no começo deste mês, vai ser liberado apenas em maio.

"A gente começa a trabalhar na maior empolgação, motivada, já começa a fazer conta do salário que vai receber e hoje acorda com uma notícia dessa. Podia ser uma pegadinha de 1° de abril, mas não é", lamentou uma professora, que entrou em contato com o 7Segundos, para denunciar o caso.

A trabalhadora, que pediu para não ser identificada na matéria, contou que, assim como ela, outras professoras contratadas da unidade escolar onde ela ensina estão na mesma situação. Todas assinaram os contratos com o município depois do dia 7 de março. Elas já estavam cientes que, na folha referente ao primeiro mês de contrato, receberiam apenas o proporcional dos dias trabalhados. 

"Mas todo mundo que trabalha quer receber, não é? A prefeitura diz que, na folha de abril, que é liberada em maio, a gente vai receber os dois salários. Mas como a gente vai passar esse mês de abril?", questiona.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) informou que esta é uma situação corriqueira, mas que o município deveria informar ao trabalhador, no ato da contratação, qual data do recebimento do primeiro salário. "Isto geralmente ocorre no serviço publico uma vez que a folha fecha com base no mês anterior. Exemplo: os servidores concusardos do estado que tomaram posse em fevereiro receberam agora no inicio de abril. Seria correto informar antes pois nem todos tem essas informações", declarou o presidente do Sinteal Arapiraca, Paulo Henrique.

 

A Secretaria Municipal de Educação confirmou, por meio de nota, que os professores contratados a partir do dia 7 de março irão receber o primeiro salário apenas na folha de abril, que é liberada até o quinto dia útil de maio, e informa ainda que, entre alguns dos professores que assinaram contrato no dia 1º de março, houve problemas nas contas fornecidas e que, para que a situação seja resolvida e os salários liberados, precisam comparecer à prefeirtura. 

Veja a nota abaixo:

NOTA

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), presta os seguintes esclarecimentos em relação aos salários dos funcionários que adentraram através do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Para os que iniciaram as suas atividades no dia 1° de março, a Secretaria informa que alguns funcionários estão com problemas com a conta fornecida por eles, e, dessa forma, ficaram impossibilitados de receber seus vencimentos.

A Prefeitura solicita que esses colaboradores se encaminhem a secretaria para resolver essa questão.

Já os que deram início após o dia 7 de março, a Gestão Municipal informa que esses receberão seus salários de forma retroativa juntamente ao mês de abril.

Reajuste

A Prefeitura de Arapiraca informa ainda que o reajuste salarial concedido à Educação será aplicado no mês de abril, conforme a Data Base e o projeto de Lei assinado pelo prefeito Rogério Teófilo e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores.

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte apontou que uma circular foi enviada aos diretores de todas as Instituições de Ensino do município com os esclarecimentos necessários sobre as situações citadas acima, sendo de competência deles repassar para os demais colaboradores.