Agricultura

Ministra da Agricultura cumpre agenda em Coruripe nesta sexta-feira (29)

Objetivo é apoiar iniciativas da agricultura familiar

Por 7Segundos com Mapa 29/03/2019 09h09
Ministra da Agricultura cumpre agenda em Coruripe nesta sexta-feira (29)
Ministra da Agricultura cumpre agenda em Coruripe nesta sexta-feira (29) - Foto: Divulgação

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, visitará nesta sexta-feira (29) o município de Coruripe, na região do Baixo São Francisco para conhecer experiências locais de produção.  

De acordo com a assessoria do ministério, a visita de Tereza Cristina a Alagoas, e também ao estado de Sergipe, tem como objetivo apoiar iniciativas da agricultura familiar e adotar a regularização fundiária para que os produtores tenham acesso ao crédito rural.  

Em Coruripe, a ministra tem agenda às 16h na Cooperativa Pindorama, que é considerada uma das maiores referências em agricultura familiar do País. Além da exploração da cana-de-açúcar, a cooperativa se destaca pela produção de alimentos, pecuária de leite e de corte.

Uma das prioridades da ministra na região é incentivar a formação de novas cooperativas, contribuir para ampliar as já existentes, e facilitar o acesso à irrigação. Em fevereiro, Tereza Cristina fez visitas técnicas ao interior do Piauí, do Rio Grande do Norte, do Ceará e da Paraíba. E está agendada para breve outra viagem aos demais estados do Nordeste, Bahia, Pernambuco e Maranhão.

Na manhã de sexta-feira, vai conhecer o Projeto Jacaré Curituba, considerado o maior assentamento da América Latina, com cerca de 5 mil moradores, localizado no Alto Sertão de Sergipe, entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo. O projeto que conta com sistema de irrigação produz uma diversidade de culturas, como coentro, cebola, acerola, goiaba, banana e abacaxi. 

Em seguida, realizará visita à Cooperativa de Agricultura Familiar do Projeto Coofrucal, fundada em 1999 por produtores atendidos pela irrigação pública fornecida pelo governo do estado. Depois de passar por um período de inatividade, há cerca de dois anos, as atividades foram retomadas, com a produção de bolos, pão de mel e o próprio mel.

Outra visita na região inclui a primeira experiência das Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas (Urads), realizada em parceria do governo federal estadual e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em áreas de assentamentos. São desenvolvidas técnicas de combate à desertificação, de recuperação de nascentes e construção de barragens para evitar erosões. 

Situado no extremo noroeste do estado de Sergipe, Canindé do São Francisco dista 213km da capital e serve de portal de entrada para passeios turísticos nos cânions do rio São Francisco. Além da receita do turismo, a economia local gira em torno da produção agrícola (milho, tomate, feijão e algodão), pecuária (bovinos, caprinos e ovinos) e avicultura.