Justiça

Moro autoriza envio da Força Nacional para Moçambique

A autorização para a ida de membros da equipe de busca e salvamento foi publicada no DOU desta sexta (29)

Por Uol 29/03/2019 09h09
Moro autoriza envio da Força Nacional para Moçambique
Moro autoriza envio da Força Nacional para Moçambique - Foto: Reprodução

Integrantes da Força Nacional de Segurança vão a Moçambique para prestar assistência após o ciclone Idai ter devastado parte do país africano. A autorização para a ida de membros da equipe de busca e salvamento foi publicada em portaria assinada pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e publicada na edição desta sexta (29) do DOU (Diário Oficial da União).

Com ventos de cerca de 170 km/h, o ciclone provocou inundações na cidade portuária de Beira, a segunda maior do país, há duas semanas. Segundo as autoridades de Moçambique, são registrados 468 mortos e cerca de 1.500 pessoas feridas.

Ao menos 20 integrantes da Força Nacional, com veículos e equipamentos, serão deslocados para Beira hoje. O Ministério das Relações Exteriores havia consultado Moro sobre a viabilidade do envio dos membros "para apoio em ação humanitária".

Moçambique já encerrou as ações de resgate e agora se concentra em buscas, ação que contará com o apoio do Brasil. Os enviados brasileiros são especialistas em "busca e salvamento, botes e outros equipamentos adaptados ao tipo de desastre que ocorreu naquele país", disse o Itamaraty.

A equipe deve atuar no local por 30 dias, com prazo contando a partir de hoje. O período, porém, poderá ser prorrogado.

Essa não é a única ajuda que o Brasil presta a Moçambique após a passagem do ciclone. Uma equipe de 20 bombeiros que atuaram nos trabalhos de buscas na tragédia em Brumadinho (MG) também viaja ao país africano hoje.

Já o ministério da Saúde enviou medicamentos para o atendimento de até 9.000 pessoas por um mês.

Além de Moçambique, o ciclone também atingiu outros dois países africanos: Zimbábue e Maláui. No total, o número de mortos nas três nações passa de 700.